quinta-feira, 27 de abril de 2023

Matões do Norte está entre as 20 cidades brasileiras atingidas por desastres entram em situação de emergência

Foto Reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (26), a situação de emergência em mais 20 cidades atingidas por desastres em oito estados do País.
 

Com esses novos reconhecimentos, o número de municípios em situação de emergência devido a desastres em todo o País é de 1519.

O estado com o maior número de reconhecimentos nesta quarta-feira é o Rio Grande do Sul. Estão na lista seis cidades que passam por um período de estiagem: David Canabarro, Estação, Imigrante, Paverama, Serafina Corrêa e Taquara.
 

Em Pernambuco, entraram em situação de emergência cinco municípios que também enfrentam a estiagem. Estão na lista Ibimirim, Limoeiro, São Bento do Una, Serrita e Trindade.
 

Também passam por estiagem as cidades de Padre Carvalho, em Minas Gerais, Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, e Cansanção e Maetinga, na Bahia.
 

Ainda na Bahia, Santa Cruz Cabrália e Ilhéus foram atingidas por fortes chuvas, assim como São Benedito, no Ceará, e Matões do Norte, no Maranhão. Por fim, em São Félix do Xingu, no Pará, houve inundações.


A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU). Confira aqui.
 

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
 

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
 

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
 

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
 

Capacitações da Defesa Civil Nacional
 

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário