quarta-feira, 5 de abril de 2023

“Momento histórico para os jovens com autismo”, diz Neto Evangelista sobre entrega da Casa TEA 12+

 


Atuante na defesa das pessoas autistas, o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) participou, nesta terça-feira (4), da inauguração do Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e ao Adulto com Transtorno do Espectro Autista (Casa TEA 12+), em São Luís. O espaço foi entregue pelo governador Carlos Brandão e começará a funcionar na próxima segunda-feira (10), ofertando serviços de saúde a pessoas autistas maiores de 12 anos.

Para Neto Evangelista, conquistas como essa têm acontecido graças ao movimento de pessoas que lutam pela causa, como pais e mães em sua maioria.

“Eles mostram ao poder público a necessidade de atender este “mundo azul” que é real, está crescendo muito e precisa ser inclusivo. Confesso que toda luta que a gente tem travado na Assembleia Legislativa, como a garantia de laudo permanente, de sessão de cinema adaptada e a lei antifogos, conquistas que viraram lei, é graças às demandas dos movimentos que foram levantados e levado até nós. Quando as pessoas dão as mãos, a gente consegue ajudar o próximo”, disse o parlamentar. 

A Casa TEA 12+ vai oferecer serviço especializado terapêutico a adolescentes e jovens autistas, que poderão ter o diagnóstico de TEA ou suspeita. O paciente deverá ser encaminhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entra para a assistência e pode sair após um ano ou entrar no serviço de refinamento de habilidades para trabalhabilidade e vida funcional autônoma.

Disponibilizará, ainda, atendimento de Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Assistência Social, Musicoterapia e Arteterapia. 

Causa

Neto Evangelista é autor de cinco leis em prol da causa autista no Maranhão. Dentre elas estão a Lei de n°11.805/22, que proíbe a soltura de fogos acima de 100dB em todo o estado; a Lei de n°11.465/21, que garante o laudo permanente para pessoas com TEA; e a de n°11.633/21, que obriga os cinemas de todo o estado a disponibilizarem pelo menos uma sessão mensal adaptada para pessoas com TEA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário