segunda-feira, 3 de abril de 2023

Morre Palmério Dória, autor do livro “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney”

 


O jornalista e escritor Palmério Dória de Vasconcellos, morreu em São Paulo, aos 74 anos. A informação foi confirmada por familiares nas redes sociais.

Em nota, o Hospital Premier, na Zona Sul da capital, informou que o jornalista morreu em decorrência de uma septicemia. “Tivemos o privilégio de conviver com Palmerio ao longo dos últimos sete anos. Ele faz parte da nossa história e da nossa comunidade. Palmério viveu bem até o último suspiro. Morreu tranquilamente, confortável, nesta sexta-feira, dia 31 de março, em decorrência de uma septicemia”.

Palmério Dória foi autor do livro “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney”, que atingiu o topo da lista semanal dos livros mais vendidos no país. Lançado em setembro de 2009, o título do jornalista Palmério Dória vasculhou os segredos da família Sarney, relacionando escândalos políticos e até intimidades do senador José Sarney (PMDB-AP).

“Não vi, não li, não me interessa”, disse Sarney á época.

Lançamento em São Luís

O lançamento de “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney” no dia 4 de novembro de 2009 em São Luís (MA) terminou em pancadaria, na sede do Sindicato dos Bancários, onde foi realizado após as livrarias da cidade rejeitarem abrigar o evento.

O tumulto foi atribuído a um grupo de estudantes do MDB ligado à família Sarney. (veja nos vídeos abaixo)

Estudantes ligados à família Sarney jogaram ovos e uma torta na direção de Dória, em protesto contra o livro. O ex-governador cassado Jackson Lago estava presente assim como vários políticos que faziam oposição na época ao oligarca.

Houve também uma discussão entre os participantes do evento e os manifestantes. “O Sarney convocou uma tropa-de-choque para evitar o lançamento do livro. O auditório estava lotado. Quando o autor começou a fazer o discurso falando do coronelismo dos Sarney, esses estudantes começaram a jogar ovos e pedras”, relatou o então deputado federal Domingos Dutra.


Nove meses depois, um grupo de vândalos voltou a promover quebra-quebra durante o lançamento do livro “Honoráveis Bandidos”, desta vez na Uema em Imperatriz. Tiros, bombas de efeito moral, correria, prisões.

A confusão só foi controlada após a intervenção da Polícia Militar, que disparou quatro tiros para cima para intimidar os baderneiros. O tumulto começou durante discurso do líder camponês Manoel da Conceição, convidado para o evento. O grupo de baderneiros passou a atirar ovos em direção à mesa dos trabalhos, embora todos os palestrantes tenham defendido a paz e o direito de expressão. Duas pessoas foram presas.


Dória nasceu em Santarém, mas cresceu em Belém, capital do Pará, criado por um padre.

Mais tarde, mudou-se para o sul do país e trabalhou em várias publicações, incluindo a Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e a revista Caros Amigos. Ele também foi chefe de reportagem na Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário