sexta-feira, 28 de abril de 2023

MPMA realiza capacitação sobre notificação de violência autoprovocada

 

O Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania, no âmbito do projeto institucional Rede do Bem: Estamos Aqui Para Ajudar!, em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (FEPAS/MA) e com o Instituto Ruy Palhano, realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, no município de Raposa, uma Capacitação sobre a Notificação de Lesões Autoprovocadas.

Compuseram a mesa de abertura da atividade a promotora de justiça Cristiane Lago, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAO-DHC) e do FEPAS/MA; Bruno Palhano, diretor Médico do Instituto Ruy Palhano; Pilar Palhano, diretora Executiva do Instituto Ruy Palhano; Rita Leal, assistente social da Secretaria de Estado da Educação; e Silvia Carla Ferreira, da Secretária de Relações Institucionais do Estado.

A capacitação foi ministrada pela técnica de referência da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ana Teresa Ramos Ferreira Meireles, com mediação de Giuliane Lopes, coordenadora da Superintendência da Vigilância Epidemiológica do município de São Luís.

O correto preenchimento da ficha de notificação de violência autoprovocada é fundamental para reduzir as subnoticações e garantir dados corretos para elaboração de políticas públicas de prevenção mais eficientes.

A responsabilidade das notificações de lesões autoprovocadas (automutilação, tentativa de suicídio e suicídio) é das unidades públicas e privadas de saúde e das escolas públicas e privadas.

Essa ficha contempla, ainda, outros tipos de notificação de violência, sendo a análise desses dados necessária para a compreensão das causas de violência no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário