quinta-feira, 13 de abril de 2023

“Não existe educação sem esporte”, afirma governador em exercício durante entrega de obras dos 100 dias de governo

 


O governador em exercício, Felipe Camarão, declarou que o esporte e a educação andam de mãos dadas. O depoimento foi feito durante entregas na área do esporte e lazer, nesta terça-feira (11), como parte das 300 obras e serviços dos 100 primeiros dias do Governo Carlos Brandão. Felipe Camarão entregou duas Praças da Juventude na cidade de São José de Ribamar e a primeira etapa das obras de manutenção do Estádio Castelão, no Complexo Esportivo do Canhoteiro, na Vila Palmeira.

“Tenho a honra de nesses 100 dias que completamos hoje [11] no Governo Carlos Brandão, poder entregar obras em seu nome, como as Praças da Juventude, que também são espaços esportivos e de lazer, e agora, no fim do dia, a primeira etapa dessa reforma do Castelão. É de grande impacto para a comunidade do entorno e especialmente para o esporte maranhense, para a juventude e para a educação, pois não existe educação sem esporte e nem esporte sem educação, daqui desse complexo teremos muitos atletas profissionais no futuro”, afirmou o governador em exercício.


Com a primeira etapa de obras, o Castelão passou por várias obras que contemplaram o placar eletrônico, a iluminação em LED, além de todo o setor um, com impermeabilização do espaço das cadeiras, reforma dos banheiros e também dos vestiários destinados aos jogadores, que agora contam com armários individuais, bancos acolchoados para descanso e até banheiras, que agora estão com boas condições de uso.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, acompanhou a entrega e destacou que o espaço esportivo terá outras etapas de reforma visando o fortalecimento do esporte. “Sábado teremos a primeira partida do Campeonato da Série B e vamos entregar o setor um todo revitalizado para a torcida poder aproveitar esse espetáculo. Nós pensamos nos jogadores e também pensamos na torcida, que é fundamental para os estádios”, comentou.


De acordo com o gestor, a sociedade é uma grande parceira do governo estadual no fortalecimento do esporte amador e profissional. “Temos uma parceria muito forte que é a sociedade, que confia no governador Carlos Brandão, que fez a entrega das obras e serviços prometidos nos 100 dias de governo. Vamos revitalizar os outros setores do Castelão para atender a demanda do público e sediar grandes eventos como as partidas da série A do Campeonato Brasileiro”, frisou.

Durante a entrega dessa primeira etapa, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). “Vamos revitalizar um espaço que hoje já é cedido para o Detran, que é a área de exames de direção, e daremos mais conforto tanto para os usuários quanto para os examinadores e toda a população”, informou o diretor-geral do Detran, Hewerton Pereira.


A entrega foi acompanhada por diversas autoridades do Legislativo maranhense, além de estudantes da Rede Estadual de Ensino, que visitaram todos os espaços reformados.


Vistoria às obras do Castelinho

Na ocasião, também foi realizada uma vistoria ao Ginásio Poliesportivo Georgiana Pflueger, o Castelinho, que passa por uma reforma geral, incluindo a reconstrução do telhado. O prazo para a conclusão dos serviços é de 190 dias e todo o material para a reforma já foi adquirido.

“Mais uma praça esportiva importantíssima para a população maranhense e mais uma obra do Governo Carlos Bandão. É um espaço que poderá sediar diversos eventos, incluindo os JEMs [Jogos Escolares Maranhenses]”, assinalou o governador em exercício.


A notícia foi recebida com muita alegria pelos estudantes que estiveram presentes na entrega da primeira etapa das obras do Castelão. Entre os estudantes estava o jovem Riquelme Rayclan, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que é medalhista em salto com barreira.

“É incrível a reforma desse espaço. Essa é uma oportunidade para muitos poderem treinar, competir, fazer aquilo que eles gostam, que é se dedicar ao que querem ser no futuro”, disse Riquelme.


Praças da Juventude

Durante a terça-feira também foram entregues duas Praças da Juventude no município de São José de Ribamar, sendo uma no Residencial Turiúba e outra no Nova Terra. Os espaços representam mais qualidade de vida para a população, que agora conta com um local adequado para atividades de esporte e lazer.

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, elogiou o apoio do Governo do Estado às gestões municipais. “Obra oriunda do Governo do Estado que contribui para a integração do jovem em atividades esportivas. É uma obra que vai trazer integração, socialização e lazer, embelezando a nossa cidade”, ressaltou.


A pedagoga Silverli Costa, moradora do Residencial Turiúba, definiu como de extrema importância as entregas. “Antes era um espaço deserto e hoje, graças a Deus, eu consigo trazer o meu filho para ter um espaço amplo para caminhada e também para diversão. É gratificante e estou feliz com o resultado”, contou.


No Residencial Nova Terra, a entrega da quadra poliesportiva e outros espaços da Praça da Juventude alegraram a comunidade. “Aqui era um espaço abandonado, cheio de lixo, e agora com essa quadra poliesportiva, quem ganha é a população, é a juventude. A praça é muito linda e estou emocionado, nós precisávamos muito dessa obra, aqui vivem milhares de famílias”, relatou o líder comunitário Renato Araújo.


Também moradora do Nova Terra, a vigilante Adriana Araújo disse que o espaço muda a vida das pessoas que moram na região. “Eu moro aqui há dez anos e com essa praça fica muito bom. É importante para os jovens e adolescentes daqui, inclusive temos uma escolinha. O governo está de parabéns”, afirmou.

A Praça da Juventude é um projeto realizado a partir de parceria da Secretaria Extraordinária da Juventude (Seejuv) com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sedel), executado com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário