sexta-feira, 28 de abril de 2023

PF deflagra a operação “Rota Caipira” no Maranhão

 


Nesta quarta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a operação “Rota Caipira” no Maranhão. O delegado Alan Reis informou que a organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de cocaína armazenava em propriedades rurais no Maranhão e no Tocantins parte da droga que tinha como destino final as cidades de São Luís e Teresina. Segundo Alan Reis, o deslocamento da cocaína para as duas capitais era feito em compartimento secreto de veículos.

Durante a operação ‘Rota Caipira’, deflagrada nessa quarta-feira (26) pela PF em 14 estados brasileiros, três empresários foram presos no Piauí. Dois deles eram proprietários de concessionárias de veículos e um trabalhava no ramo farmacêutico. O envolvimento deles na organização criminosa estaria relacionado a logística, transporte, financiamento e lavagem de dinheiro, segundo informou a PF.

Iniciada ontem, a operação continua em andamento para cumprimento total de 195 mandados judiciais: 28 de prisão e 95 de busca e apreensão. No total, até hoje, foram apreendidos vários veículos de luxo, 16 aeronaves e houve sequestro de três propriedades rurais, além de bloqueios de dinheiro em contas bancários que podem chegar a R$ 300 milhões.

A Polícia Federal informou que a organização criminosa usava uma frota de aviões de pequeno porte para trazer a cocaína da Bolívia, Colômbia e Peru para o Brasil, precisamente para estados das regiões Norte e Nordeste e pontos estratégicos localizados nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário