segunda-feira, 3 de abril de 2023

Posto de Saúde do Cujupe completa um ano de funcionamento com a marca de mais de 22 mil atendimentos


O Posto de Saúde do Cujupe completou na sexta-feira (31) um ano de funcionamento com a marca de mais de 22 mil atendimentos. A unidade de saúde atende à população da Baixada Maranhense e foi entregue em 31 de março de 2022 pelo Governo do Estado por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). É administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“As estratégias são montadas sempre para garantir um atendimento digno e eficaz aos maranhenses. Foi pensando nisso que foi idealizado o Posto de Saúde do Cujupe, onde há uma grande movimentação de pessoas diariamente. Essa unidade oferece atendimento médico com oferta de consultas e exames e assistência em casos de urgência, pois ali é uma porta de entrada e saída de maranhenses. Foi uma medida muito assertiva por parte do Governo do Maranhão”, reforçou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.


O investimento da EMAP na construção e manutenção do Posto de Saúde do Cujupe integra o plano estratégico de ações voltadas aos terminais de ferryboat, com obras de infraestrutura e projetos de inclusão social. O Terminal da Ponta da Espera foi ampliado e o do Cujupe foi reconstruído e hoje funciona como um grande equipamento que inclui terminal multimodal, reunindo diversos serviços para a comunidade.

“Atendemos a uma antiga demanda da comunidade dentro de um plano contínuo de responsabilidade social em nossas áreas de influência. Contribuir com a saúde das pessoas nesse território é uma ação que está alinhada à nossa visão de atuar como agente de transformação e desenvolvimento do Maranhão”, afirmou o presidente da EMAP, Gilberto Lins.


Para a diretora administrativa da unidade, Lígia Paixão, o posto foi uma vitória para a comunidades e passageiros que transitam pelo terminal. “Todos foram beneficiados. Comunidade, passageiros que desembarcam neste terminal que antes não contavam com uma assistência médica, dos profissionais da área de saúde. Nós atendemos diretamente nove municípios, mas esse número é bem maior, já que realizamos o atendimento de pessoas de várias localidades. Portanto, a população só tem a ganhar com tudo aquilo que o Governo do Estado vem fazendo. É saúde de qualidade e gratuita para milhares de pessoas”, ressaltou Lígia Raquel Paixão, diretora administrativa do Posto de Saúde do Cujupe.


Jaquely Lopes Moraes é moradora de um povoado no município de Alcântara. Ela e toda a família consultam no Posto de Saúde do Cujupe. Antes a pescadora precisava viajar à São Luís para ter acesso a qualquer tipo de assistência à saúde. “Tinha que sair do meu interior e ir para São Luís, às vezes ir só para marcar um exame ou uma consulta, e depois em outra viagem voltar para realizar o procedimento, era tudo mais difícil pra mim. Agora ficou mais fácil, estou mais perto, além de que gastamos menos também”, disse.


Já a doméstica Leia Pereira Castro, que mora em São Luís, tinha que buscar a mãe, que vive em Bequimão, para trazer à capital para consultas de rotina. Com a criação do posto, a logística melhorou. “Minha mãe já teve um infarto e precisa fazer acompanhamento médico recorrente com o cardiologista. Essa unidade ajudou 100%, principalmente na pandemia, porque minha mãe teve dificuldade em viajar neste período, além de tudo ela é idosa, e foi esse posto de saúde que nos deu esse suporte”, explicou Leia.

Em um ano de funcionamento, foram registrados 22.725 atendimentos entre consultas (12.349) e exames (10.376). A unidade oferece atendimento em nove especialidades: Ortopedia, Pediatria, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologista, Urologia e Clínica Médica. E realiza ainda exames de Ultrassonografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma e Laboratoriais.


O Posto de Saúde do Cujupe funciona de segunda à sexta-feira para exames e consultas com clínico geral e especialidades em dias alternados. E de domingo a domingo durante 24 horas uma ambulância do tipo USA (Unidade de Serviço Avançado) fica de plantão. O agendamento de serviços é realizado somente por ligações via WhatsApp, pelos números (98) 984068212 e (98) 984126178. A documentação necessária inclui RG, número do cartão do SUS, comprovante de residência e número de telefone WhatsApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário