quarta-feira, 26 de abril de 2023

Projeto Maranhão Conectado busca promover inclusão digital em todo o estado

 


Em São Luís, acompanhado de parte do secretariado do Estado, o governador Carlos Brandão se reuniu com a assessora especial da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, Viviane Moura, nesta terça-feira (25). Na pauta, a implantação do projeto Maranhão Conectado, que terá a finalidade de promover a inclusão digital em todo o estado para garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades sociais.

A partir do Maranhão Conectado, o Governo do Estado poderá criar um cinturão digital, semelhante ao desenvolvido no Piauí. No quesito educação, uma das prioridades do governo Brandão, a iniciativa irá assegurar a democratização do acesso à internet de qualidade e novos modelos educacionais, sobretudo, às comunidades mais distantes.

Os investimentos terão o potencial de garantir, ainda, serviços de telemedicina, tele segurança, tele-educação e internet gratuita em espaços públicos, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, com reflexos positivos em outras áreas, como cultura, economia e empreendedorismo.


O governador Carlos Brandão destaca o quanto a inclusão digital é fundamental para garantir que todas as pessoas tenham acesso aos recursos e oportunidades oferecidos pela tecnologia e para combater a exclusão social e econômica em regiões, inclusive, com dificuldades na educação.

“A gente sabe que o nosso estado precisa avançar muito nessa questão da internet, na área da conectividade e fibra óptica, e isso vai melhorar muito as nossas áreas de educação, saúde e segurança. Hoje, todas as áreas necessitam de conectividade, e sabemos que o nosso estado é pouco assistido nesse sentido, então, estão sendo buscados caminhos para avançar, por meio de uma parceria público-privada”, pontuou o governador.

A assessora especial da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Viviane Moura, fala da disposição do Governo Federal em contribuir com o trabalho do Governo do Maranhão na garantia da inclusão digital.

“A ideia é trazer ao governo e ao Estado do Maranhão o que foi feito no Piauí. Queremos replicar aqui o modelo e o projeto da forma em que ele foi estruturado por lá e fazer o Maranhão também brilhar no cenário nacional da inclusão digital”, assegurou Viviane.

"Governo do Maranhão e Governo Federal dialogaram sobre o Projeto Maranhão Conectado, que vai ampliar o acesso à internet de qualidade nos municípios maranhenses", reforçou o Presidente da Maranhão Parceiras (MAPA), Cassiano Pereira Júnior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário