segunda-feira, 3 de abril de 2023

Rodrigo Lago prestigia ato de implantação de centro para incentivar a inclusão digital no Maranhão

 


O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), participou, nesta segunda-feira (03), da cerimônia de assinatura do Termo de Execução Descentralizada para a implantação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Maranhão. O ato aconteceu na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (IFMA), com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

“A implantação do CRC tem por objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de inclusão digital para os maranhenses. A unidade a ser instalada no Centro de Referência Tecnológica do IFMA será a 19º no Brasil e prevê a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, além de estimular o descarte correto de resíduos eletrônicos”, afirmou Rodrigo Lago.

A iniciativa do Governo Federal integra o programa ‘Computadores para Inclusão’, executado pelo Ministério das Comunicações, que já investiu mais de R$ 38 milhões desde o lançamento. O IFMA recebeu um recurso de R$ 1,8 milhão para executar o projeto em um período de 24 meses. A previsão é que o novo CRC já comece a funcionar neste mês.

“O impacto social do trabalho realizado pelos CRCs é percebido na comunidade, lá na ponta, com a formação humana, técnica e empreendedora, que busca impulsionar a inclusão digital e a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, colocando o aluno como o protagonista do processo de aprendizagem”, enfatizou o ministro Juscelino Filho.

Destinação correta

O Programa já soma 29,8 mil computadores recondicionados doados a instituições de 698 municípios e que fomentam 2,1 mil Pontos de Inclusão Digital (PID's), resultando na destinação correta e consciente de 1,6 mil toneladas de resíduos descartados.

Na solenidade, também estiveram presentes os deputados estaduais Ricardo Arruda (MDB) e Daniella (PSB); o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB); o secretário Municipal de Informação e Tecnologia, Felipe Falcão, além do reitor do IFMA, professor Carlos Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário