quarta-feira, 26 de abril de 2023

Secretário de Saúde, Tiago Fernandes, dialoga com representantes de médicos que atuam na rede estadual de saúde

 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e representantes de entidades médicas se reuniram na tarde desta segunda-feira (24), em São Luís (MA), para discutir ações conjuntas, tratar questões salariais dos profissionais e a prestação de serviços à população na Rede Estadual de Saúde no Maranhão. 

Participaram da reunião com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), da Associação Médica Brasileira no Maranhão (AMB-MA), da Promotoria de Justiça do Estado do Maranhão, do Sindicato dos Médicos, bem como de institutos que gerenciam unidades na rede estadual de saúde. 

“Nós decidimos convocar essa reunião com as organizações certificadas para darmos continuidade ao fértil diálogo que já ocorre desde o ano passado, acerca dos processos financeiros de pagamento e de outras questões que tangem a prestação de serviços da categoria e reafirmar o nosso compromisso com a transparência, e lembrar que o atendimento das reivindicações passa pelos limites legais e fiscais”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Outro ponto importante, segundo a promotora de Justiça da Defesa da Saúde, Glória Mafra, é o combate às fake news, além da manutenção da transparência da SES com os profissionais e os usuários do serviço. “O diálogo é sempre o melhor caminho. Assim, a gente evita as fake news que são utilizadas para apavorar a população, levando ao medo de não ir às unidades quando necessário; e também interferem na forma dos médicos reivindicarem seus direitos. A forma correta é através das entidades reconhecidas legalmente, quando é feito de outra forma, eles ocorrem em ilegalidades”, explica a promotora.  

O representante do CRM-MA, Mauro Sérgio Oliveira, avaliou a reunião positivamente. “Observamos o compromisso da Secretaria de Saúde e das outras entidades aqui representadas em manter uma maior transparência para que os médicos tenham a informação sobre o repasse de pagamento. Desde maio do ano passado, quando começamos essas discussões, a SES tem se mantido sempre aberta para atender as reivindicações”, disse.

Também participaram da reunião, o presidente da Associação Médica Brasileira no Maranhão  (AMB-MA) e corregedor do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), José Albuquerque de Figueiredo Neto; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe; a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; os representantes da Abeas-MA, Gilmar Bandeira, Sérgio Catardo, Leisa Cruzat e Leoberth Araújo; do Instituto Vida e Saúde (Invisa), Bruno Ricardo e Pedro Bastos; do  Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (SINDMED-MA), Carlos Frias,  e também do CRM-MA, Leopoldina Milanês e Sebastião Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário