quarta-feira, 26 de abril de 2023

Seduc recebe projetos pilotos voltados para lideranças do ambiente escolar

 


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmou parceria com duas organizações, o Vetor Brasil e o Instituto Gesto, com objetivo de desenvolver lideranças mais preparadas para enfrentar desafios dentro do ambiente escolar, alavancando os índices de aprendizagem. Nesta segunda-feira (24), o órgão estadual e as organizações realizaram reunião de trabalho, para tratar sobre a implementação dos projetos, na rede educacional.

O Vetor Brasil e Instituto Gesto apresentaram ao vice-governador e secretário da Educação, Felipe Camarão, estratégias que visam desenvolver a educação do Estado e incentivar o aprimoramento de lideranças do ambiente escolar.

“A Seduc será o piloto desses programas para que as demais secretarias tomem como exemplo. Investiremos na formação de profissionais porque desejamos ter um quadro técnico fortalecido, tanto de servidores efetivos quanto comissionados. Queremos que independentemente da gestão a qual esteja à frente da Seduc, ou de demais órgãos do estado, que a gente consiga formar um time que mantenha avante as políticas públicas de Estado”, declarou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão.

O Vetor Brasil irá auxiliar a Seduc a incrementar ferramentas de mapeamento de competência para gestão escolar, que diagnosticará o desenvolvimento das lideranças escolares.  Além de implantar o Programa Ubuntu que visa potencializar lideranças negras e indígenas dentro do setor da educação, gerando protagonismo e criando ações antirracistas dentro dos órgãos.  

Vitória Victorino, coordenadora da área de relacionamento com governos da Vetor Brasil, afirma ser de suma importância que o Maranhão siga exemplo de outros estados que aderiram aos programas e são, hoje, cases de sucesso no âmbito educacional.

“O nosso objetivo é contribuir para alavancar os índices de aprendizagem dos estudantes maranhenses e, para isso, devemos capacitar gestores escolares para que alcancemos a meta para os dois projetos. Ficamos felizes pela receptividade do Governo do Maranhão, porque percebemos o empenho para fazer a diferença em toda a comunidade escolar”, disse Vitória Victorino.

O Instituto Gesto apresentou a Programa Fortalecer, que trabalha na construção e implementação de políticas para lideranças, tendo como foco desenvolvimento de políticas de atração, pré-seleção, desempenho e desenvolvimento de lideranças e engajamento de servidores públicos. O instituto tem como modelo países reconhecidos pela qualidade do serviço público como Reino Unido, Austrália e Singapura. 

Julimaria Sousa, coordenadora de Implementação de Projetos no Instituto Gesto, reforçou que o Programa Fortalecer busca apoiar o desenvolvimento de lideranças e que o objetivo é auxiliar a Seduc durante a adaptação das lideranças, estabelecendo metas e como as entregas devem ser feitas.

“Nossa intenção é que os serviços públicos sejam entregues de maneira assertiva e com qualidade para população de maneira geral. Durante todo esse processo o servidor público tem papel indispensável na entrega desses resultados. Este é o elo principal que deve ser desenvolvido entre Fortalecer e Seduc para que a gente entregue esse trabalho de modo satisfatório”, afirmou Julimaria Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário