quarta-feira, 26 de abril de 2023

Seduc reúne com Ministério Público para tratar sobre demandas da Educação

 


O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, tratou sobre demandas da Educação, com o promotor de Justiça do Maranhão, Dr. Paulo Avelar, durante reunião realizada nesta quarta-feira (26), na 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, em São Luís. Entre os assuntos, destaque para o mapeamento de professores, andamento de auditoria na folha e a realização de novo concurso. 

Felipe Camarão destacou que a Seduc está sempre aberta ao diálogo institucional e irá cumprir sempre as orientações. O secretário ressaltou, ainda, que durante a greve dos professores, foi firmado um acordo com a classe sobre uma auditoria na folha de pagamento.

“Sabemos da necessidade de realizar um novo concurso público na rede estadual e estamos buscando caminhos para que seja realizado em breve. Fizemos um acordo com o Sinproesemma [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão], durante a greve dos professores, em que consta um item da auditoria na folha e a auditoria já começou. Iremos mapear os professores, ajustar a carga horária, seguindo as recomendações dessas auditorias”, explicou o secretário.

A nova proposta do Ensino Médio também foi tema da reunião e sobre o assunto, o secretário fez algumas considerações. “As contratações de professores foram, sim, para suprir algumas necessidades das escolas, principalmente das de ensino em tempo integral, isso é fato. Mas a nova proposta do Ensino Médio teve um papel preponderante para essas contratações. Temos componentes curriculares como Projeto de Vida, Tutoria, Corresponsabilidade, e que não estamos conseguindo usar os professores efetivos para ministrar essas aulas, por questão de carga horária”, finalizou.

Na reunião, ficou definido que após as auditorias da Secretaria de Transparência e do Tribunal de Contas, será encaminhado um relatório para o Ministério Público sobre os resultados dessas auditorias.

Também participaram da reunião o subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Thiago Durans; a superintendente de Gestão do Ensino e desenvolvimento da Aprendizagem, Adelaide Diniz; supervisora de Planejamento da Rede, Renata Marques; e a assessora da Promotoria da Educação, Dra. Márcia Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário