quarta-feira, 12 de abril de 2023

SENSATEZ: "É preciso cautela para não dar resposta inadequada a problemas complexos”, diz Carlos Lula sobre violência nas escolas

 


Na sessão plenária desta terça-feira (11), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) falou sobre o aumento dos casos de violência nas escolas no Maranhão. Nos últimos dias, o estado registrou pelo menos cinco casos de ameaças nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Igarapé do Meio.

“Precisamos ter cautela para não dar resposta inadequada a problemas que são complexos. O problema dos ataques às escolas, às crianças e aos adolescentes não perpassa apenas pela escola. Ele é um problema de adoecimento da própria sociedade. O problema é muito mais complexo. A gente erra ao achar que colocando policial, cerca elétrica ou porta giratória vamos resolver esse problema”, disse Carlos Lula.

O parlamentar complementou. “Óbvio que podemos melhorar a segurança das escolas, isso é necessário, mas temos que nos perguntar o que está por trás desse debate para saber a razão pela qual, atualmente, temos quase um terço dos nossos adolescentes com sintomas de ansiedade e depressão. E toda essa condição de saúde, inclusive mental, é maximizada no ambiente escolar”, afirmou.

Para o deputado estadual, a crescente violência nas unidades de ensino está para além da escola, sendo necessário o envolvimento das famílias dos estudantes. “Isso não é um problema apenas dos professores e dos alunos. É um problema que tem que envolver as famílias, pois é com a família, que essas crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo. Precisamos discutir a segurança, sim, mas precisamos também debater o assunto de fundo, que é o quanto a irracionalidade e a polarização da sociedade, além dos discursos de ódio estão influenciando a vida de nossas crianças e adolescentes e quanto isso tem feito mal a eles”, acrescentou.

Carlos Lula já protocolou um projeto de lei que propõe a criação de uma política estadual de atenção psicossocial nas comunidades escolares do Maranhão e fez uma indicação ao Governo do Estado para que seja estabelecido um grupo de trabalho que elabore uma política de combate à violência nas escolas. O deputado sugeriu, ainda, que as Comissões da Assembleia Legislativa atuem em conjunto na discussão do problema da violência nas escolas.

“O ideal seria, inclusive, que pudéssemos fazer uma reunião conjunta entre as Comissões de Educação e Saúde, tanto que apresentei um projeto de lei nesse sentido, para estabelecer nas escolas o espaço de debate, de construção, de política, para debater de maneira adequada, perante à comunidade escolar, o problema que a afeta”, pontuou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário