sexta-feira, 28 de abril de 2023

Vice-governador Felipe Camarão reúne com representantes dos Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores, em busca de apoio para o Maranhão

 


Representando o Governo do Maranhão em extensa agenda em Brasília nessa quinta-feira (27), o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, participou de reuniões nas sedes dos Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores em busca de mais parcerias que possibilitem melhorias na infraestrutura e dos projetos pedagógicos das escolas públicas, estaduais e municipais, do Maranhão.

Em reunião com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o vice-governador e secretário tratou sobre um Pacto Federativo entre Governos Estadual e Federal que possibilitará a instalação de conexão de internet, via fibra ótica, nas escolas públicas maranhenses, sejam elas da Rede Estadual ou Municipais de ensino. “Muito honrado por ter sido recebido aqui no Ministério das Comunicações, pelo nosso conterrâneo, o ministro Juscelino. E muito feliz também pelos projetos que foram apresentados, pelo ministro, de conectividade para o Brasil, com atenção para nossas escolas do Maranhão, tanto da rede pública estadual, quanto das redes municipais”, declarou Felipe Camarão.

“Enquanto o Ministério está trabalhando para definir o Projeto e como ele será viabilizado, em nosso estado a Seduc já vai começar a preparação da infraestrutura interna necessária para que nossas escolas possam receber essa conexão. Agradeço imensamente pela receptividade, em meu nome e em nome do governador Carlos Brandão e de todos os secretários de Educação do país”, complementou o vice-governador e secretário de Educação.


O ministro Juscelino Filho destacou que a pauta da conectividade nas escolas brasileiras é uma das prioridades do Ministério das Comunicações no Governo Lula e a organização de um extenso programa está sendo desenvolvida pela pasta ministerial.

“O prazer é nosso de estar recebendo aqui o vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, que sempre desenvolveu um grande trabalho na área da educação no estado. E agora, através do Ministério das Comunicações, nós vamos ter a oportunidade de estar avançando junto com o secretário Felipe na conectividade das escolas. Esse tema é prioridade do presidente Lula, nós estamos organizando um grande programa para que a gente possa estar avançando e levando mais conectividade para todos os alunos do estado do Maranhão”, afirmou o ministro Juscelino Filho.


Apoio diplomático

Já no Ministério das Relações Exteriores, a pauta versou sobre o apoio diplomático que a equipe técnica maranhense, comandada por Camarão, busca junto ao Ministério para a “Missão Maranhão – Oceania”, que tem como objetivo realizar uma espécie de benchmark em dois dos países daquele continente, com os maiores êxitos nas políticas públicas educacionais e que, também, são referências globais em educação, sendo eles: a Austrália e a Nova Zelândia.


Camarão explica que a visita aos dois países tem por objetivo principal observar as melhores práticas educacionais, em todos os níveis de ensino, fazendo uma imersão com o intuito de aprender sobre as suas metodologias de ensino e aprendizagem tendo em vista seus elevados resultados em renomados exames de proficiência como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), por exemplo, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Viemos buscar junto ao Ministério apoio e orientações para os trâmites burocráticos junto aos dois países, direcionando a comitiva maranhense aos órgãos competentes locais, otimizando, assim, tempo e recurso, para que nossa ‘Missão Maranhão – Oceania’ seja a mais exitosa e com resultados potencialmente positivos possíveis”, finalizou Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário