quinta-feira, 27 de abril de 2023

VÍDEO: Maranhão na UNESCO Brasil: alfabetização e erradicação do analfabetismo no estado é pauta de reunião de trabalho


O vice-governador e secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão, representou o Governo do Estado em reunião de trabalho realizada com representantes da UNESCO, na sede da Organização no Brasil, localizada em Brasília, nesta quinta-feira (27). Felipe Camarão gravou um vídeo falando sobre o assunto:


Na pauta, Felipe Camarão buscou junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, parcerias que tenham como objetivo pensar e colocar em prática tratativas para a alfabetização de crianças, jovens e adultos no estado, buscando alternativas viáveis que atendam aos diferentes públicos que vivem no analfabetismo no Maranhão, incluindo a captação de recursos, ajuda técnica, entre outros.  

"Fui recebido nesta tarde, na Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, para solicitar apoio diplomático para missão que realizaremos na Oceania, em 2 países com melhores práticas e referências globais em políticas públicas educacionais. Agradeço a receptividade e a parceria com que fui recebido", pontuou Felipe Camarão.

Segundo dados do Censo 2022, o Maranhão possui cerca de 863 mil pessoas analfabetas, a partir dos 15 anos de idade, e erradicar o analfabetismo é uma das metas do Governo Carlos Brandão.   

“Uma reunião de trabalho proveitosa em que viemos reforçar o pedido do governador Carlos Brandão para que a região dos Lençóis Maranhenses seja declarada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. E com nossa missão de erradicar o analfabetismo no Estado, viemos buscar junto à UNESCO apoio para aplicar esse projeto nos municípios que compõem a região dos Lençóis Maranhenses, assim como também em todo o nosso estado”, explicou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão.

O vice-governador classificou a reunião como bastante produtiva e, que a partir das ideias debatidas durante o encontro e em retorno ao Maranhão, novas metodologias estarão sendo traçadas para colocar o Projeto de Alfabetização em prática em todo o estado.

A reunião de trabalho contou com a participação da diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, e equipe técnica da Organização.

“É com muita alegria que recebemos o vice-governador e secretário de Estado da Educação Felipe Camarão para tratar sobre o analfabetismo, tema que assola não só o Maranhão mas todo o Brasil. Foi uma reunião extremamente produtiva, em que tratamos de metodologias e maneiras de acabar com o analfabetismo. E nos sensibiliza muito ver o interesse genuíno do secretário de Educação no tema”, concluiu a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto.

"Nossa missão é combater o analfabetismo no Maranhão! Estive nessa manhã na sede da UNESCO no Brasil em busca de parceria para essa grande missão do Governo Carlos Brandão. Diálogo extremamente proveitoso com a diretora e representante da UNESCO no Brasil, a Marlova Noleto, e toda sua equipe técnica, que nos recepcionou muito bem e nos ajudará nessa missão. Gratidão a Deus pelas portas que Ele abre para nos ajudar a trabalhar pelo povo do Maranhão", finalizou Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário