segunda-feira, 8 de maio de 2023

1ª Corrida Sedel reúne atletas, paratletas, servidores e a população em comemoração aos 44 anos da Secretaria

 


“Nada melhor do que comemorar com uma corrida, com todas as idades e com a inclusão de todos os segmentos da sociedade”, declarou o governador Carlos Brandão durante a 1ª Corrida Sedel, evento esportivo realizado neste domingo (7), no prolongamento da Avenida Litorânea, Praia do Calhau, em São Luís, encerrando as comemorações pelos 44 anos de trabalho da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) no Maranhão. 

Aproximadamente 800 pessoas participaram da corrida. A concentração começou às 5h e a largada às 6h20 para pessoas com deficiência, e às 6h30 para os demais participantes. O percurso de 5 quilômetros para as categorias feminino e masculino teve início na “Praça Iemanjá” e foi finalizado no final do novo trecho da via.

Foram disponibilizadas 850 vagas ao total, sendo 50 destas, dedicadas às pessoas com deficiência, nas subcategorias: cadeirante, deficiente visual, amputado de membro(s) inferior(es), deficiente andante de membro(s) inferior(es), deficiente intelectual, deficiente de membro(s) superior(es), deficiente auditivo e Síndrome de Down. 

Festa do esporte e da inclusão

A 1ª edição da Corrida Sedel foi marcada pela alegria de atletas, paratletas e esportistas amadores, além da confraternização entre servidores da Secretaria, que há mais de quatro décadas é o órgão referência na aplicação de políticas públicas para o setor esportivo estadual. 

Todos os competidores receberam medalhas e houve entrega de troféus para os cinco primeiros colocados na categoria geral (masculino e feminino) e para o primeiro de cada categoria. Para o governador Carlos Brandão, o mais importante é celebrar a data elevando a prática esportiva, e com ampla participação da população. 

“Importante destacar a participação massiva nessa festa esportiva, onde todos os competidores participaram com entusiasmo e, no final, celebramos com a premiação. Isso aqui é apenas o começo, um primeiro incentivo de muitos que virão a seguir. Breve nós vamos lançar outra corrida envolvendo a saúde mental, para que a gente possa trabalhar ainda mais a inclusão social. Quero agradecer a participação de todos, mais de 800 pessoas nesta competição”, disse o governador do Maranhão. 

A corrida teve ainda cunho social. Cada corredor doou um lata de leite para participar da competição. Os alimentos arrecadados serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem no Maranhão, mas o destino final das doações ainda será definido pela Sedel. O titular da pasta, Naldir Lopes, falou sobre o sucesso da atividade.  

“Estamos comemorando o aniversário de 44 anos da Sedel, com o apoio total do governador Carlos Brandão, destacando a corrida do servidor. Além disso, o evento teve um cunho social e conseguimos arrecadar bastante donativos para pessoas necessitadas. É uma honra e um grande prazer realizar este tipo de atividade”, afirmou o secretário Naldir Lopes.  

Esporte para todos

Paulo Nascimento é atleta de Basquetebol em Cadeira de Rodas e acha que esse tipo de evento abre espaço para que a sociedade conheça o trabalho de atletas e paratletas maranhenses, além de estimular a inclusão no esporte. 

“É muito bom para a divulgação do trabalho de quem já é atleta e, também, para estimular quem é deficiente físico a praticar algum tipo de esporte”, avalia Paulo.    

A representante da equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís, Daniele Batista, acredita que oportunidades, como a Corrida Sedel, ajudam pessoas com deficiência a mostrar seu verdadeiro potencial. 

“É como se fosse uma oportunidade para a gente mostrar o trabalho que a gente desenvolve. É bom para mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência tem capacidade de participar de qualquer movimento, só faltam oportunidades”, disse Daniele.

Com 76 anos, o aposentado José Garcêz concluiu a prova com tranquilidade. O percurso de 5 quilômetros não intimidou o atleta septuagenário e ele já se sente preparado para a próxima edição da Corrida Sedel.  

“Quero agradecer ao Governo do Estado pela organização do evento. Exercício físico é saúde e eu estou buscando isso. Chegar aos 76 anos não é para todo mundo. Costumo fazer 5 quilômetros com tranquilidade e vamos esperar que no próximo ano estejamos juntos mais uma vez com saúde”, declarou o aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário