segunda-feira, 22 de maio de 2023

“A alfabetização escolar é nossa prioridade”, diz Felipe Camarão durante Plenária com prefeitos e secretários municipais

 

O Encontro da Educação continuou seus trabalhos na manhã deste sábado (20), desta vez, no IEMA Pleno São Luís, no Centro, com Plenária conduzida pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e de Márcio Brito, representante ABC para os para os prefeitos, prefeitas, secretários municipais de educação e suas equipes. Em pauta, as recomendações para uma gestão educacional democrática e a definição da agenda pedagógica com os municípios prioritários. 


O objetivo principal é engajar os gestores para que apresentem melhorias nos resultados de aprendizagem, com foco especialmente na alfabetização das crianças maranhenses em idade escolar. Durante sua exposição, o secretário Felipe Camarão apresentou o Guia do ICMS educacional e frisou que a política deve ser implementada de maneira a resguardar as peculiaridades de cada município, pautando-se sempre em fatores de sucesso e na literatura científica, bem como nas experiências práticas da União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), da Famem e da Seduc. O momento foi importante para definir metas e sanar dúvidas dos prefeitos reunidos.


“O incentivo fiscal é uma maneira que encontramos para melhorar os índices educacionais de cada cidade. Para além da nobreza da causa, ver o seu trabalho revertido em recursos e obras, deve ser motivo de orgulho e dedicação para cada um de vocês. É um trabalho coletivo e estamos aqui para garantir o suporte necessário, respeitando as necessidades e especificidades de cada município, com foco em assegurar a alfabetização de nossas crianças,” ressaltou. 


Na sexta-feira (19), ocorreu a cerimônia de entrega do Prêmio Escola Digna e do Selo Prefeito da Educação com a presença do governador Carlos Brandão, cercado pela classe política, representantes do setor da educação e membros do parlamento. 


Prêmio Escola Digna


A escola foi contemplada com R$ 50 mil, pelos bons serviços educacionais prestados. “Estou muito feliz por participar desse momento maravilhoso, proporcionado pelo Governo do Estado, para incentivar tanto os alunos quanto os educadores e todo o corpo docente da escola. Agradeço o governador Carlos Brandão e também o secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, pelo prêmio ofertado a nossa escola”, agradeceu.   


Selo Prefeito da Educação

O Selo está dividido nas categorias Ouro, Prata e Bronze. Nesta primeira edição, foram selecionados 117 municípios, sendo 12 na categoria Ouro; 34 na categoria Prata; e 71 municípios na categoria Bronze. 

O prefeito de Paulo Ramos, Adailson do Nascimento Lima, recebeu o Selo na categoria Ouro e ficou satisfeito com as conquistas do município. “Agradeço toda a equipe de educação de Paulo Ramos, por hoje estarmos recebendo o Selo Ouro de Prefeito da Educação. Agradecemos toda a equipe da SEMED, e quero dizer que esse selo é mais uma conquista para o município, que segue avançando na educação”, comemorou. 


Outras ações

Durante o Encontro da Educação, também houve assinatura de diversos editais, entre eles o que oferta vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC); e também para o preenchimento de vagas para cursos profissionalizantes nas Unidades Vocacionais do IEMA e para cursos de qualificação profissional EAD, ofertados pela Plataforma Maranhão profissionalizado, além de outros editais.   

Além disso, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com as prefeituras maranhenses para fornecer acesso gratuito das ferramentas da Plataforma Google Workspace For Eduaction. O Governo do Estado também entregou kits esportivos para 292 escolas da Rede Estadual, para incrementar e fortalecer a prática esportiva dentro dos equipamentos educacionais.

Cada kit possui 10 bolas de vôlei, 10 bolas de futsal, 5 bolas de basquete, 5 bolas de handebol, 1 rede de vôlei, 30 bolas de ping-pong, 6 raquetes de ping-pong e 40 cones, totalizando 107 itens. A ação é fruto da emenda Parlamentar do deputado federal, Márcio Jerry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário