terça-feira, 16 de maio de 2023

“A Conferência representa um espaço para a construção coletiva do SUS”, diz secretário Tiago Fernandes durante abertura da 11ª edição estadual do evento


A abertura da 11ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão foi marcada pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, abriu o evento, nesta segunda-feira (15), destacando a importância do fortalecimento coletivo do SUS. Representantes da sociedade civil, prestadores de serviço, trabalhadores e gestores da saúde estarão reunidos até quarta-feira (17), no auditório Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para a Conferência.


A proposta temática da 11ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. Durante os três dias, os participantes debaterão quatro eixos: “Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”. A conferência é organizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CESMA) e realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).  


“A conferência representa um espaço para a construção coletiva do SUS, a síntese da participação social, em especial, o restabelecimento dos princípios democráticos da política brasileira. Portanto, é importante que nestes três dias todos os segmentos participem e deem a sua contribuição, caminhando alinhados nos princípios de um país justo, livre e soberano”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 


Além dos debates nos quatro eixos, os municípios dialogam sobre o consolidado de propostas apresentadas nas conferências locais, visando as diretrizes à Política Estadual de Saúde para os próximos quatro anos. 

"Após tantas dificuldades enfrentadas durante a pandemia, realizar essa conferência é gratificante. Conseguimos reunir 185 municípios e isso é histórico, estávamos precisando deste momento e eu sei que ele será essencial para a reconstrução que será discutida durante o evento", destacou a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CESMA), Maria Raimunda Rudakoff. 

Também participaram da abertura da conferência estadual o representante do Conselho Nacional de Saúde, Moysés de Sousa; o representante do Conselho Municipal de Saúde de São Luís, Igor Adadef; o superintendente estadual do Ministério da Saúde, Glinoel Garreto; a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA), Thais Mesquita; o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Marcos Fábio Matos; o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, Florência Neto e o deputado federal, Márcio Jerry. 


Com os relatórios de conferências municipais, o objetivo é avaliar a situação de Saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual, o Plano Estadual de Saúde (2024-2027), e monitorar os Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025. 

Representando a Associação Saúde na Periferia (ASP), o padre Jean Marie Van Damme destacou que controle social é sinônimo de transparência. “São os usuários, a sociedade civil, que conhecem a realidade em que vivem. Por isso, a realização da conferência é essencial enquanto organismo de diálogo e trabalho conjunto a fim de haverem propostas viáveis, contundentes e eficazes”. A Rosali Gomes, de 51 anos, é deficiente visual e usuária do SUS. Presente à abertura da 11ª CES-MA, ela disse: “A saúde precisa ser discutida de forma que beneficie e inclua as pessoas com deficiência”. 

Durante a 11ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão, 100 delegados serão eleitos, com representantes de 25% de gestores, 25% de trabalhadores e 50% de usuários. Os delegados eleitos representarão o Maranhão na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário