sexta-feira, 26 de maio de 2023

Bombeiros participam de treinamento para resgatar vítimas de acidente de trânsito

 

Capacitar cerca de 80 bombeiros em ações de combate a incêndio urbano, salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar foi o foco do simulado realizado, nesta sexta-feira (26), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

A ação, que ocorreu no 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), localizado na rua Padre Vieira, no bairro Cohab Anil IV, simulou uma colisão entre um micro-ônibus, um caminhão tanque e uma pick-up, a qual resultou em várias vítimas.


Na ocasião, foi usado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta que busca nortear os agentes como melhor gerenciar a situação de crise e garantir o devido resgate das vítimas.

“Para nós esse simulado representa a utilização da ferramenta Sistema de Comando de Incidentes. Basicamente, a gente resume tudo isso no SCI. Nós montamos dois sistemas para esse evento e eles passaram no teste com louvor”, contou o capitão do 10º BBM, Jonilson Duarte, um dos organizadores do evento.


Durante o simulado, os bombeiros seguiram todos os procedimentos adotados nesse tipo de situação como, por exemplo, o acionamento ao local do acidente, o diálogo com as vítimas, os cuidados para evitar incêndio nos automóveis, entre outras medidas preventivas.

O evento, que buscou simular a situação de forma mais real possível, contou com a participação da Polícia Militar, que conteve a população e isolou a área do acidente; e de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que ajudaram na desobstrução do trânsito para passagem das viaturas usadas no resgate das vítimas.


“Contamos com a atuação conjunta das forças de segurança, sendo o  Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e agentes da SMTT. Cada equipe, dentro da sua atribuição, desempenhou a sua atividade”, destacou o subcomandante do 2º BBM, o capitão Maikon Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário