quarta-feira, 24 de maio de 2023

Brandão e ministros do Governo Federal participam do segundo dia do Fórum Estadual das Mulheres


O segundo e último dia do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae, em São Luís, contará com a participação do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de ministros do Governo Federal, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com programação nos dias 24 e 25 de maio, o evento chega ao fim com a apresentação de projetos e experiências exitosas na gestão de políticas públicas para as mulheres no Maranhão e no Brasil. 

Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), o Fórum tem como meta a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município maranhense, visando a construção de políticas públicas concretas, que possam transformar a realidade das mulheres maranhenses e brasileiras.

Programação:

Manhã:

- Nesta quinta-feira (25), a programação do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres começa às 8h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com o Boi de Morros (bumba meu boi Sotaque de Orquestra), cantando e dançando na acolhida inicial aos participantes.

- Na sequência, às 8h30, o governador Carlos Brandão abre as atividades do dia ao lado das ministras Aparecida Gonçalves (Ministério das Mulheres) e Sônia Guajajara (Ministério dos Povos Indígenas).

- Às 9h, outro representante do Governo Federal, o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) apresenta ações da pasta, no Painel I. A mediação será do secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé.

- A partir de 9h40, “Programas e Projetos da Gestão Estadual para as Mulheres - ações e linhas de atuação das secretarias de Estado” serão apresentadas por representantes de órgãos e secretarias de Estado, no Painel II. 

- Às 11h40, no Painel III serão apresentadas experiências exitosas na gestão de políticas públicas para as Mulheres nos Estados do Maranhão e de Alagoas, com a presença da secretária da Mulher de Alagoas, Maria Silva. O Maranhão será representado pela secretária adjunta da Mulher, Antonieta Lago.

- Já às 12h, o Painel IV encerra os debates pela manhã, com a eleição da Coordenação Executiva do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

- Durante o almoço, às 12h30, o Boi da Floresta - Sotaque da Baixada - anima o público com o ritmo e o colorido do bumba meu boi do Maranhão.

Tarde

- O evento será retomado às 14h, com apresentação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A secretária adjunta dos Povos Indígenas da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Rosilene Guajajara, fará a mediação.

- No Painel VI, às 14h40, gestoras municipais debatem a Elaboração dos Planos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres. 15h10, o Painel VII debate o Planejamento de Orçamento e Políticas Públicas com Ênfase no Plano Plurianual (PPA).

- Às 15h40, o Painel VIII propõe debate sobre a “Criação e Implantação dos Conselhos Municipais” de Mulheres. 

No Painel IX, o último do dia, às 16h10, as ministras Cida Gonçalves, Sônia Guajajara e a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, apresentarão uma síntese geral do evento.

- Às 16h40, a alegria e a irreverência do espetáculo Pão com Ovo encerram a programação do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário