terça-feira, 23 de maio de 2023

"Conectividade significativa é a internet que muda a vida das pessoas", destaca Juscelino Filho

Ministro das Comunicações participou de audiência pública conjunta das Comissões de Serviços de Infraestrutura e de Ciência e Tecnologia no Senado Federal


O planejamento estratégico do Ministério das Comunicações (MCom) para os próximos anos foi pauta da audiência conjunta entre as comissões de Infraestrutura (CI) e de Ciência e Tecnologia (CCT), nesta terça-feira (23), no Senado Federal. O ministro Juscelino Filho apresentou aos parlamentares os programas e iniciativas da Pasta e destacou os desafios a serem enfrentados para levar inclusão digital a todos os brasileiros.

“A conectividade significativa é a internet que muda a vida das pessoas e é nessa direção que temos buscado pautar e atuar na nossa gestão à frente do Ministério das Comunicações. O presidente Lula determinou prioridade para a inclusão digital e estamos atuando em conjunto com as demais Pastas para entregar resultados”, explicou o ministro.

EDUCAÇÃO - Juscelino Filho destacou que levar internet de qualidade para todas as escolas públicas do país é uma das missões do MCom. Inclusive, em breve, o presidente Lula irá lançar um grande programa nacional de conectividade nas escolas. Atualmente, das 138,3 mil escolas públicas, 8,3 mil estão totalmente desconectadas e 119 mil estão conectadas com velocidade inadequada.

“Estamos trabalhando em parceria com o Ministério da Educação e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para avançar nessa missão. Nosso desafio é levar internet às escolas que estão sem conectividade e, também, atuar para levar uma conectividade significativa às escolas que já possuem acesso à internet”, disse.

FUST - O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) é um grande aliado do Governo Federal na missão de levar internet às escolas públicas e foi amplamente defendido pelo ministro das Comunicações durante a audiência. “O Fust completa 23 anos desde a sua criação e este ano é a primeira vez que serão disponibilizados recursos do Fundo para o setor de telecom”.

A expansão da infraestrutura de serviços de telecomunicações, a qualidade da rede, a transformação digital e a redução de desigualdades regionais são prioridades para os recursos do Fust. “Estamos nos reunindo constantemente com o BNDES e operadoras do setor para traçar estratégias para avançarmos na conectividade da educação”, finalizou.

AÇÕES - O ministro também abordou assuntos como o Plano de Transformação Digital da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe); a expansão do Programa Digitaliza Brasil; o futuro da TV 3.0; cobertura 5G; Internet Brasil; Programa Computadores para Inclusão; Wi-Fi Brasil; Norte Conectado e Nordeste Conectado.

SENADO - O debate com o ministro das Comunicações dá continuidade ao ciclo de audiências da CI com oito ministros responsáveis por todas as pastas integradas às áreas de atuação do colegiado. A iniciativa tem como foco "ser um escoadouro confiável para a sociedade na busca por recuperar atrasos em diversos setores da infraestrutura nacional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário