segunda-feira, 22 de maio de 2023

Dino reage a ataques racistas contra Vini Jr: ‘Inaceitável e deve ter consequências’

 


Flávio Dino, ministro da Justiça e da Segurança Pública do Governo Federal, postou uma mensagem em solidariedade a Vini Jr, atacante brasileiro do Real Madrid que mais uma vez foi alvo de insultos racistas durante jogo do Real Madrid, desta vez pelo Campeonato Espanhol. O político ainda pediu punição para o torcedor que foi identificado pelo próprio atacante.

– Minha solidariedade ao jogador brasileiro Vinicius Júnior, mais uma vez vítima de racismo na Espanha. Isso é deplorável, inaceitável e deve ter consequências – postou Flavio Dino, no Twitter.

Apesar de denunciar o caso para o árbitro, nada foi feito. Em seguida, com a partida paralisada, a torcida do Valencia proclamou gritos de ‘macaco’ direcionados ao camisa 20.

“O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam”, disse o jogador em sua conta no Twitter. Vini Jr., como é conhecido, está na Espanha desde 2018 e afirmou que “não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira” que é alvo de ofensas.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, também se pronunciou sobre o ocorrido. “Vamos trabalhar para superar todo o odioso racismo que jogadores brasileiros ainda sofrem dentro e fora dos campos e das quadras”, afirmou.

O Ministério da Igualdade Racial informou que notificará as autoridades espanholas e a La Liga sobre o caso. “Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, afirmou o perfil do ministério ao falar que o governo não tolerará racismo com brasileiros dentro ou fora do país.

EXPULSÃO
A partida foi marcada por muita tensão. Aos 50 minutos da segunda etapa, mais uma confusão, desta vez com os jogadores. Em discussão dentro da área, o juiz expulsou Vinícius Júnior por uma possível agressão ao adversário. O jogador foi às redes sociais e fez um protesto contra a La Liga e a condução do caso de racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário