sábado, 27 de maio de 2023

Educação: caminho de oportunidades e transformação social

Investimentos em educação vão além de construir ou reformar escolas, transcendem capacitar professores para ajudar a melhorar o rendimento escolar de estudantes. Priorizar a educação significa preparar caminhos para contribuir na formação integral do aluno, possibilitando oportunidades para a transformação de sua vida. No Maranhão, o número expressivo de estudantes egressos da rede estadual matriculados na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2023, é um dos bons exemplos de valorização educacional, e demonstra que as ações do Governo do Estado estão dando certo. 

“Educação e oportunidades sempre devem caminhar juntas, e esses dados divulgados pela Uema revelam que a educação do Maranhão tem avançado nos últimos anos. A entrada de estudantes da rede pública na instituição de ensino superior estadual fortalece a nossa luta pela democratização do acesso à educação, e garante condições necessárias à melhoria de vida dos maranhenses”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Os dados divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prog) traçaram o perfil socioeconômico dos alunos aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) que se matricularam na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em 2023. De acordo com o levantamento, 23 mil novos universitários se matricularam nos cursos de graduação da Uema em 2023. Desses, 79,20% são oriundos de escolas públicas. Além disso, 19,70% são autodeclarados pretos.

Perfil socioeconômico dos alunos matriculados nos últimos 5 anos Uema

Em 2019, 76,20% dos estudantes matriculados na Uema vieram de escolas públicas. Já em 2020, no ápice da pandemia, houve uma ligeira queda nessas matrículas com o percentual de 75, 40%. Em 2021, o número voltou a crescer atingindo 76%, e chegando a 77,30% em 2022. Este ano, o percentual alcançou 79,20%.

Algumas ações

Ao longo dos anos o Governo do Maranhão tem realizado diversas ações para fortalecer a aprendizagem e ampliar o acesso de estudantes às universidades, como melhorias nas estruturas das escolas, capacitação constante de professores, simulados online pela Plataforma Gonçalves Dias, Projeto Terceirão não Tira Férias, que acontece anualmente durante as férias, implantação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), entre outras ações.

Educação transformando vidas

Investimentos em educação produzem resultados marcantes e transformam vidas. Foi o caso de Keliane dos Santos Caldas, 18, ex-aluna do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, escola estadual em São Luís. Ela conquistou o 1º lugar no Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e foi a primeira pessoa da sua família a ingressar em uma universidade pública.

“Minha mãe chorou mais do que eu. Ela viu e me acompanhou durante todo esse processo. Sempre dizendo: você vai conseguir, você vai passar. Agora quero me formar e ser uma grande professora”, afirma Keliane.

No dia da aplicação do Processo Seletivo de Acesso À Educação Superior (Paes) da Uema, Keliane teve uma crise de ansiedade e pensou em desistir na hora da prova. Ela conta que conseguiu se reequilibrar e finalizou a prova. “Eu lia e relia as questões mais de mil vezes e não conseguia pensar. Comecei a suar muito, sentir vontade de vomitar. Mas no final, deu tudo certo e eu consegui”, rememora. 

Filha de pais autônomos, Keliane acredita que a educação tem o poder transformador. “A educação é importante para gente entender o mundo, as pessoas, para ser um bom cidadão. O importante é não desistir em meio às dificuldades, porque a gente sabe que são muitas, ainda mais para alunos de escola pública. Acredite nos seus sonhos, todos podem conseguir”, destaca a jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário