terça-feira, 2 de maio de 2023

Em 2022, o Maranhão foi o estado com o quinto maior número de matrículas em Educação Profissional e Tecnológica do Nordeste e o 11º do país


“Educação Profissional e Tecnológica – EPT” é o tema do primeiro Boletim Social do Maranhão de 2023, lançado nesta terça-feira (2) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan). Nesta edição, a publicação analisa a educação profissional técnica de nível médio e a qualificação profissional do Maranhão. 

Os dados mostram que no ano de 2022, o Maranhão possuía 64.770 matrículas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com 84,2% em Educação Profissional Técnica de Nível Médio e 15,8% em Qualificação Profissional, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi o maior quantitativo da última década, alcançando o quinto melhor resultado do Nordeste e o 11º do país. 

A rede pública estadual contemplava 17.187 matrículas em 2022, com destaque na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o curso Técnico Integrado (12.148), e na Qualificação Profissional, o curso FIC Concomitante (608). Ademais, também se destacou pela expansão de participação no total de matrículas de EPT entre 2012 (4,7%) e 2022 (26,5%), equiparando-se à rede federal (26,7%) no último ano.

O número de professores também aumentou entre 2012 e 2022, saiu de 2,0 mil para 4,5 mil. O mesmo ocorreu com o número de estabelecimentos de ensino de EPT, saiu de 169 para 399 unidades, o que levou o Maranhão a ocupar o quarto lugar em número de estabelecimentos do Nordeste e o décimo lugar no Brasil.

Nos últimos anos, a Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão contou com diversos investimentos do governo estadual na implementação de políticas e programas, com o objetivo de expandir a EPT no estado. Dentre os investimentos está a implantação de programas de capacitação profissional, como o Programa Maranhão Profissionalizado, e a expansão dos Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMAs) pelo governo estadual. As 62 unidades do Instituto ofertam o Ensino Médio, Cursos Técnicos e Formação Inicial e Continuada (FIC) para os alunos de acordo com as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

Sobre o boletim

O Boletim Social do Maranhão tem por objetivo fornecer indicadores atualizados sobre temas da realidade social do Maranhão com a finalidade de subsidiar a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas do estado. Os boletins são temáticos e cada edição disponibiliza informações acerca do cenário maranhense, com recortes municipais e regionais, contextualizando-as com o país e os demais estados. 

No boletim podem ser conferidos o perfil socioeconômico de docentes e estudantes, quantidade de matrículas, regiões, entre outros dados. Acesse www.imesc.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário