terça-feira, 23 de maio de 2023

Em São Paulo, Brandão participa do lançamento do Pacto Contra a Fome


Nenhuma pessoa passando fome no Brasil até 2030 e todos os habitantes do país bem alimentados até 2040. Essas são, respectivamente, as perspectivas de curto e longo prazo do movimento Pacto Contra a Fome, iniciativa suprapartidária e multissetorial criada para contribuir no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos no Brasil. 

Nesta terça-feira (23), solenidade a ser realizada no Teatro Santander, em São Paulo, marcará o lançamento oficial do movimento. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, participa da cerimônia, onde apresenta as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol do combate à fome e debate novas parcerias para enfrentar o problema, que segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Brasil, atualmente assola 33 milhões de pessoas em todo o Brasil. 

Além da apresentação do Pacto Contra a Fome, sua governança e pilares de atuação, durante o evento será realizado o lançamento do Pacto Hub, plataforma voltada para promover conexão e dar visibilidade para iniciativas públicas e privadas. 

Na cerimônia será lançado ainda, o Prêmio Pacto Contra a Fome, desenvolvido por meio da cooperação entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A ideia é condecorar iniciativas de destaque da sociedade civil, voltadas para o combate à fome.


Maior rede de Restaurantes Populares da América Latina

Brandão deve apresentar durante o evento os resultados obtidos com o programa de Segurança Alimentar do Governo do Maranhão, que atualmente dispõe de mais de 150 Restaurantes Populares, a maior rede de segurança alimentar da América Latina. O tema do combate à fome é uma das prioridades da gestão estadual, como enfatizou Carlos Brandão em mensagem nas redes sociais, ainda em janeiro de 2023, no início do seu novo mandato.   

“Nosso governo terá 4 pilares muito claros: desenvolvimento econômico e sustentável com geração de emprego e renda; educação digna; combate à fome e à insegurança alimentar; e regularização fundiária para assegurar a paz no campo”, afirmou o governador.

A programação de lançamento do movimento Pacto Contra a Fome prevê, ainda, a composição de três mesas de debates sobre ‘terceiro setor’, ‘setor privado e filantropia’ e ‘políticas públicas’.  

Entre os debatedores, nomes como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e Juliana Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã. 

Todos contra a fome
A meta do movimento Pacto Contra a Fome é engajar toda a sociedade para erradicar a fome de maneira estrutural e permanente, com redução no desperdício de alimentos. A identificação dos principais desafios dos governos, parceria por meio da inteligência e parceria por meio da articulação, são algumas das propostas do Pacto Contra a Fome. 

O Pacto Contra a Fome também visa, por exemplo, a ativação do setor privado na articulação com a cadeia de alimentos, além da facilitação da captação de recursos e a aproximação entre financiadores e iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário