quarta-feira, 3 de maio de 2023

Governo aplica mais de 3 mil doses em ação de vacinação na Grande Ilha


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), registrou 3.086 doses de vacinas aplicadas contra Influenza e Covid-19, sábado (29) e domingo (30), em shoppings da Grande Ilha, por intermédio da Campanha Vacina para Todos.

Dissecando os dados, constata-se que o Dia D de Vacinação contra a Influenza, realizado neste fim de semana, contabilizou 1.569 doses aplicadas. Já a vacinação contra Covid-19, incluindo monovalente e bivalente, alcançou 1.517 doses aplicadas.

A Campanha Nacional contra Influenza vai até 31 de maio. Para proteger a população contra a Influenza, conforme orientação do Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (mais precisamente 5 anos, 11 meses e 29 dias) e também os idosos com 60 anos e mais as gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e com deficiência permanente.

Também estão aptos a serem vacinados contra gripe os profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Contra o Coronavírus, a SES está disponibilizando todas as vacinas monovalentes para crianças, adolescentes, adultos e idosos que precisam dar continuidade ao esquema de imunização. Também está colocando ao alcance das pessoas a Vacina Pfizer Bivalente para pessoas com 18 anos ou mais que já completaram o esquema base, com intervalo mínimo de quatro meses desde a última dose.

Em São Luís, a Rede Estadual de Saúde disponibiliza as vacinas contra Influenza e Covid-19 nas Policlínicas do Vinhais e da Cidade Operária, além do Hospital Genésio Rego, Hospital Aquiles Lisboa e Hospital da Vila Luizão.  Além disso, a população pode vacinar nas Unidades Básicas de Saúde do seu município.

Dia D Vacina

A programação do Dia D integra as ações da Campanha Vacina para Todos, do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O compromisso do Governo do Estado é ampliar a cobertura vacinal em todos os 217 municípios maranhenses. Dessa forma, estamos convocando a sociedade para comparecer às Unidades Básicas de Saúde ou um dos pontos estaduais de vacinação para que juntos possamos aumentar a proteção contra a Gripe e Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

No sábado, a população contou com stands nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte, Golden e Tropical, assim como na Unidade Integrada Japiaçu, nas Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, bem como nos hospitais Dr. Genésio Rêgo e Aquiles Lisboa (Bonfim). No domingo, a programação de saúde aconteceu nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte e Golden, e na Unidade Integrada Japiaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário