sexta-feira, 19 de maio de 2023

Governo do Estado inicia obras de readequação da MA-203

 


O Governo do Maranhão deu início às obras de requalificação da MA-203, Estrada do Araçagy, nesta quinta-feira (18). Os serviços, que serão realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), têm previsão de 150 dias de conclusão, contemplando 14,7 quilômetros da via para garantir mais segurança viária e mobilidade urbana com a implantação de novos retornos de quadra, a realocação das paradas de ônibus, entre outros.

A primeira etapa da obra deverá ser entregue em até 90 dias, compreendendo intervenções em 3 quilômetros de estrada, com retirada da faixa exclusiva para coletivos, retorno das faixas de trânsito e realocamento das paradas de ônibus. Ainda nesta etapa, novos retornos de quadra serão implantados, totalizando 7.214 quilômetros de intervenções. Na segunda fase da obra, mais 7,5 quilômetros da MA-203 serão requalificados, somando 14.714 quilômetros. 


Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Carlos Brandão destacou que as obras de readequação da rodovia estadual estão sendo feitas após estudos técnicos do governo e discussões com moradores dos bairros do entorno.

“Estamos assinando a ordem de serviço para fazer a requalificação da MA-203. É um novo projeto para a avenida. Com isso, vamos melhorar o tráfego com os novos retornos de quadra, alterando o projeto do BRT, que vai ficar para ser feito mais à frente. Assim vamos atender melhor a população que vai para a Raposa, para os residenciais aqui do Araçagy, para São José de Ribamar e Paço do Lumiar, tendo um resultado a contento da população”, informou o governador Carlos Brandão.


Os serviços contam com investimento de R$ 11.894,976,35. As obras serão executadas pela MOB e Sinfra, contemplando um trecho total de 14 quilômetros e 714 metros que vai desde o ponto que se inicia na Controladoria Geral da União (CGU), seguindo até o Colégio Marista. Máquinas já estão no trecho para as primeiras atividades.

"É um momento muito esperado pelos milhares de moradores e quem trafega neste trecho. O governador Carlos Brandão havia se compromissado em dar uma solução a esta demanda das comunidades e estamos, agora, com toda satisfação, declarando a obra em andamento. Elaboramos o planejamento de serviço, após várias reuniões e criação de grupos de trabalho com associações de moradores de bairros e sociedade civil e temos esse feliz resultado. Nossas equipes e técnicos da Sinfra já executam as primeiras ações dessa intervenção, que trará mais fluidez ao trânsito e reduzirá acidentes, garantindo maior segurança a condutores e pedestres”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.


Intervenções

A primeira etapa da obra contempla um trecho de 7,214 quilômetros de intervenções internas para implantação de retornos de quadra. Na segunda etapa, de 7,5 quilômetros, será feita a readequação do projeto de BRT, com a retirada das faixas exclusivas para ônibus. Com isso, retornam as três faixas de trânsito e as paradas de ônibus serão realocadas para a direita da via.

O projeto contempla, ainda, a implantação de novos sistemas de iluminação e sinalização; e abertura de uma quarta faixa de tráfego no trecho em frente ao Colégio Marista, estrutura que será exclusiva para o fluxo da unidade escolar, a fim de reduzir os engarrafamentos no local.


Para a elaboração do planejamento de obras, houve reuniões e criação de grupos de trabalho com associações de moradores de bairros e sociedade civil. “A gente estava precisando mesmo dessas intervenções que serão feitas aqui na MA-203 para garantir dois pontos cruciais que são a mobilidade e a segurança do trânsito. Ficamos felizes porque o grupo de trabalho para a elaboração do projeto contou a participação de moradores dos bairros da região. Então, temos a certeza que os serviços vão atender às nossas necessidades”, comentou Ricardo Marques, presidente da Associação de Moradores do Novo Araçagy.

Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para as obras de readequação da MA-203 os deputados estaduais Ana do Gás, Yglésio Moyses e Juscelino Marreca. O vereador Marquinhos também esteve presente.

Os secretários de Estado de Comunicação, Sérgio Macedo; de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; de Segurança Pública, Maurício Martins; e o chefe de Gabinete Militar, coronel Aldrin Soares, acompanharam o governador Carlos Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário