quarta-feira, 31 de maio de 2023

Governo do Maranhão e FAMEM lançam Programa Paz no Campo

 


O Governo do Maranhão, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), em parceria com a Federação Municípios do Estado do Maranhão (Famem), lançou nesta segunda-feira (29) o Programa Paz no Campo, que tem por intuito apoiar o desenvolvimento das unidades produtivas de agricultores familiares, bem como buscar a regularização das ocupações de imóveis rurais e terras devolutas no estado.

A solenidade foi realizada no auditório da Famem, localizado na Avenida dos Holandeses, bairro Calhau, e contou com a presença dos presidentes do Iterma, Anderson Ferreira, e da Famem, Ivo Rezende, incluindo prefeitos, técnicos municipais e equipe técnica do Iterma, que participaram de uma manhã de palestras sobre maior programa de regularização de terras, compromisso firmado pelo governador Carlos Brandão com as famílias rurais do Maranhão durante sua gestão.

Neste primeiro momento, o encontro foi de alinhamento, definição de responsabilidades de cada ente envolvido, e início da confecção dos planos de trabalho nos municípios. A próxima etapa, prevista para o mês de junho, será a assinatura do termo de adesão ao programa. 

O presidente Anderson Ferreira destacou o trabalho desenvolvido pelo órgão e a importância de mais esse instrumento em prol dos trabalhadores do campo. “A missão do Iterma é levar cada vez mais desenvolvimento e qualidade de vida aos maranhenses. Queremos ser referência na garantia de titulação de terras e regularização fundiária no país. Em 2022 foram entregues mais de 3 mil títulos de domínio de terra, agora, com mais essa uma parceria, alcançaremos nossa meta de regularizar um número recorde de propriedades, levando cada vez mais segurança jurídica e qualidade de vida para os que mais precisam”, disse o presidente do Iterma. 

O prefeito de São Mateus e também presidente da Famem, Ivo Rezende, falou sobre a participação das prefeituras nesse processo. “Vivemos um momento de unidade entre os poderes e também em nossa entidade. Temos certeza de que o Maranhão dará um grande salto no que se refere à regularização fundiária, pois a posse definitiva da terra garante mais renda e desenvolvimento a quem tira o sustento dela, e a federação não vai medir esforços para garantir o sucesso do Programa Paz no Campo”, afirmou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário