terça-feira, 30 de maio de 2023

Governo entrega lancha tática à Polícia Militar para reforçar segurança nos portos e combater contrabando

 


O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), entregou uma nova lancha tática, modelo DSG 680, à Polícia Militar, nesta segunda-feira (29). O investimento tem o objetivo de fortalecer a segurança portuária e auxiliar as atividades de policiamento fluvial/marítimo no combate ao contrabando de mercadorias, armas de fogo, entorpecentes e outros ilícitos penais nos portos e terminais portuários do litoral maranhense.


A embarcação, que será utilizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Maranhão, também estará disponível para auxiliar demandas de outros órgãos, como a Polícia Federal e a Receita Federal, visando interconectar diferentes entidades que atuam no Porto do Itaqui. Essa iniciativa visa promover maior segurança nas fiscalizações da área de fundeio, alfândega e demais setores do porto, proporcionando tranquilidade para investidores e empresários do setor cargueiro.


Durante a entrega, o governador Carlos Brandão discutiu sobre a importância deste equipamento em mobilidade e levou em consideração possíveis futuros investimentos que possam beneficiar também questões como a resposta a emergências médicas, a partir de ambulâncias fluviais; e acesso à serviços essenciais como o transporte de mercadorias e a oferta de educação a partir de lanchas como transporte escolar.

Levando em conta a proximidade com quatro terminais hidroviários, o governador ressaltou que, de início, já será possível contribuir para a proteção da população e a redução da criminalidade na região.

“Mais uma conquista do governo do Maranhão em reforço à segurança pública. Hoje, por meio da Emap, podemos disponibilizar uma lancha tática; trata-se de uma parceria no valor de R$ 700 mil. Tem como finalidade o patrulhamento de toda a área costeira da nossa ilha para combater o crime, o contrabando e o tráfico de drogas. É um equipamento que ainda não tínhamos e poderá ser utilizado em outras cidades, dependendo da necessidade”, afirmou o governador Carlos Brandão.


O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, destacou a relevância da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e o Porto do Itaqui na aquisição dessa lancha, ressaltando que poucos portos no Brasil possuem esse tipo de equipamento.

“Estamos muito felizes junto ao governador para a entrega desta lancha que irá fazer o patrulhamento costeiro do Maranhão, nos guardando aqui no porto, enviando o tráfico de drogas, corrigindo áreas que têm situação indevida de pesca, enfim, toda a segurança da nossa Costa. Esta é uma lancha que poucos portos do Brasil possuem, só o porto do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, é o único que detém esse equipamento”, pontuou o presidente da Emap.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, ressaltou o compromisso do Governo do Maranhão em investir no combate à criminalidade, afirmando que a aquisição da lancha é mais um exemplo desse comprometimento. “É mais um investimento do Governo do Estado, através da Emap, para aquisição da lancha e combate à criminalidade na Grande Ilha de São Luís e demais cidades litorâneas”, disse o secretário da SSP.


Sobre o DGS 680

A embarcação DGS 680 é conhecida por sua versatilidade e resistência, sendo testada e aprovada em ambientes extremos, como a Antártica e a Ilha de Trindade. Ideal para diversas missões, como inspeção naval, patrulha e transporte, o DGS 680 é econômico e durável. Além disso, pode ser personalizado para atender às necessidades de qualquer operação. 

Com capacidade de amortecimento a impactos, baixa propagação de chamas, reciclabilidade, grande reserva de flutuabilidade e baixo custo de manutenção, o DGS 680 é uma escolha confiável. Além disso, sua resistência à corrosão e baixa percepção em radares o tornam ainda mais vantajoso. O barco pode ser equipado com piso antiderrapante padrão militar e outras configurações compatíveis com diferentes atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário