terça-feira, 30 de maio de 2023

Internos do Sistema Prisional produzem 5 mil matracas para O Maior São João do Mundo

 


O Governo do Maranhão já deu a largada para o Maior São João do Mundo e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) não poderia ficar de fora desta festividade tão importante para o Estado.

Através do Programa Trabalho Com Dignidade, que tem como objetivo inserir pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho, viabilizando a ressocialização, capacitação profissional, inclusão social e remição de pena, a Seap contribuirá para a difusão cultural em nosso estado. Isso porque, pelo segundo ano consecutivo, cerca de 5 mil matracas estão sendo confeccionadas por mão-de-obra carcerária maranhense.

Utilizado em uma das manifestações locais mais tradicionais: o bumba-meu-boi sotaque de matraca, o instrumento é composto por dois pedaços de madeira retangulares, de tamanho variável, que ao serem batidas umas às outras, ecoam um som agudo e forte, dando ritmo e arrastando uma multidão de apaixonados pela cultura popular maranhense.

Os instrumentos estão sendo produzidos na fábrica de móveis do sistema, localizada na sede da Seap, onde são realizadas as diversas etapas de produção da mesma, que saem com um excelente acabamento e levam a marca do Governo do Maranhão, e do Programa Trabalho Com Dignidade, para todo o Brasil e também para outros países.

Distribuição de matracas

Uma das primeiras ações com os instrumentos produzidos pelos internos foi realizada na última sexta-feira (26), na qual as Secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom) promoveram, no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, uma ação de acolhimento aos turistas.

Na ocasião, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi uma das grandes parceiras. Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas também foram presenteados com matracas produzidas com mão de obra carcerária do estado.

Maranhão referência em PPL’s inseridas em frentes de trabalho

De acordo com o novo levantamento de informações Penitenciárias da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o Maranhão possui o percentual total de 70,71% de pessoas privadas de liberdade inseridas em frentes de trabalho, interno ou externo, em todo o estado, permanecendo com a conquista do 1º lugar a nível nacional na área.

O resultado mostra, mais uma vez, que o Governo do Maranhão implantou políticas públicas e programas eficientes, com o objetivo de elevar o nível de gestão e mais que isso: ser referência nacional em boas práticas e promoção da reinserção das PPL's na sociedade, dando oportunidade àqueles que querem transformar suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário