quinta-feira, 11 de maio de 2023

Lençóis maranhenses é um dos pontos turísticos mais publicados no Instagram

 


Um levantamento divulgado essa semana pelo Observatório do Turismo do Maranhão mostrou o sucesso do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses junto a usuários do Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos.

De acordo com o Boletim do Turismo referente ao primeiro trimestre de 2023, os Lençóis e outros dois atrativos maranhenses com paisagem dunar alcançaram, juntos, o percentual mais alto de publicações realizadas nos meses de janeiro a março na plataforma, utilizando os marcadores #maranhãodeencantos, #meumaranhao e #materradeencantos.

A gaúcha Bertha Anziliero, que aproveitou o feriado do Dia do Trabalho para conhecer o Parque Nacional com o namorado e amigos em uma viagem de seis dias, é só elogios ao destino. “Lugar mais lindo que já conheci! Em questão de beleza natural, nunca vi nada igual”, avalia a turista.

A expectativa para ver de perto as dunas e lagoas dos Lençóis era alta, e a experiência não decepcionou. “Não choveu nem um dia e as lagoas estavam cheias. Foi perfeito! Água limpa e quente”, detalha.

Ainda segundo o documento produzido pelo Observatório, as localidades que mais apareceram na pesquisa foram Barreirinhas, a capital São Luís — com o Centro Histórico e a Praia do Calhau — e o vilarejo Atins, que figura na listagem pela primeira vez desde que o boletim passou a ser publicado, no início do ano passado.

O povoado, situado no município Barreirinhas, é uma das principais portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, e foi a escolha do paulista Dante Mazzoco para explorar a região pela primeira vez ao lado da esposa, durante o último feriado. “Um amigo nosso se hospedou em Atins e disse que era mais afastado, mais roots e autêntico”, conta.

Atins também pode ser uma boa escolha para quem deseja ficar mais perto do Parque. “O vilarejo possui localização estratégica para conhecer os Lençóis, ficando a apenas 2,5 km de distância do início das dunas e lagoas”, esclarece Saulo Prazeres, sócio-administrador do Vila Aty Lodge, hospedagem situada no povoado.

A partir de Atins, Dante visitou a Lagoa Bonita, a Lagoa Azul e também o Canto de Atins. Sobre o destino turístico, ele resume: “Lugar incrível que mistura praias, selva, dunas e lagoas. É muito impressionante a mistura de natureza que existe nesse lugar”.

Já a mineira Michele Silva, que também escolheu Atins como base, optou por desbravar a região de uma maneira diferente. O que motivou a viagem foi realizar um trekking pelo Parque Nacional dos Lençóis, que permite conhecer lagoas que só são visitadas durante a caminhada.

“As lagoas são maravilhosas, cada uma com suas belezas. Adorei vir em maio, na baixa temporada. Não peguei nenhum dia de chuva e a minha viagem foi perfeita”, afirma a turista.

O empresário Saulo Prazeres também recomenda o trekking em meio às dunas, mas alerta para a necessidade de o percurso ser realizado sob a supervisão de guias.

“É uma das travessias mais deslumbrantes e únicas da América do Sul. O roteiro mínimo é de três dias de caminhada, podendo se estender a até dez dias caso os viajantes queiram uma aventura mais longa, e precisa contar com o suporte de pessoas habilitadas para isso. No trajeto, os visitantes podem dormir em redários na casa de habitantes que moram nos Lençóis”, explica Prazeres.

Lençóis

Com 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos turísticos mais singulares do país. O lugar é apontado pelo The New York Times, um dos jornais mais reconhecidos do mundo, como um dos 52 destinos para conhecer em 2023, integrando uma lista seleta que contemplou apenas duas localidades brasileiras. Aparecendo na 11ª posição, ele é descrito pelo periódico como “antídoto contra a sensação claustrofóbica da era Covid”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário