segunda-feira, 15 de maio de 2023

Maranhão de Reencontros: público lota Concha Acústica com programação dedicada às mães

 


Centenas de pessoas acompanharam as apresentações de grupos de bumba meu boi durante o segundo fim de semana do programa Maranhão de Reencontros. A programação deste domingo (14) foi dedicada ao Dia das Mães e mobilizou várias famílias que aproveitaram para celebrar a data e curtir as prévias do São João na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen.

Com capacidade para receber mais de 2 mil pessoas, o espaço ficou lotado e contou com as apresentações do Bumba Meu Boi de Upaon Açu, Bumba Meu Boi da Lua, Novilho Branco, Pirilampo e Bumba Meu Boi de Ribamar de Matraca. O brilho das indumentárias e a energia dos grupos contagiaram a plateia, que por mais de uma vez foi convidada a cantar canções clássicas, como Boi da Lua e Ilha Magnética.


Os investimentos realizados pela gestão estadual na área da cultura também foram destacados por Jorlan Fernandes, 37 anos, que é brincante do Bumba Meu Boi de Upaon Açu há 7 anos.

“É de imensa importância essa iniciativa do governo em realizar as prévias que servem de termômetro para os grupos saberem como está a receptividade do público e sentir a energia do arraial, o que para nós brincantes é muito significativo”, comentou.


Maior São João do Mundo

O Maranhão de Reencontros é uma prévia para o São João do Maranhão que este ano tem como proposta ser o maior do mundo. Para isso, a festa mais marcante da cultura maranhense tem sido divulgada dentro e fora do país. Na última semana, o governador Carlos Brandão fez o lançamento do São João na cidade de São Paulo com foco nas agências de viagens e operadores de turismo.

Esse empenho para a promoção do São João foi destacado durante a programação de domingo acompanhada pelo secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda. “Estivemos em São Paulo lançando o São João para diversas operadoras de turismo, agências de viagem, mostrando o nosso povo e a nossa cultura não apenas para o Brasil, mas para o mundo! Tenho certeza que esse São João será grandioso com a colaboração de vocês. Como todo mundo sabe, cultura é um grande vetor de desenvolvimento social e econômico. Vamos compartilhar a nossa cultura pelo mundo todo”, afirmou.


A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou a força do São João para impulsionar diversos negócios na economia. “O Maranhão de Reencontros é um grande convite para os turistas que estão passando por nossa cidade retornarem e um convite para a nossa sociedade vir às nossas festas juninas. O governador Carlos Brandão está fazendo tudo isso para desenvolver a nossa cidade com uma perspectiva turística de gerar emprego, renda e gerar negócios”, destacou.

O Maranhão de Reencontros continua nos próximos domingos de maio, sempre começando às 18h na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, e com apresentação de cinco grupos de bumba meu boi. 

Oportunidade de renda extra

O Maranhão de Reencontros também representa oportunidade de renda extra para várias famílias, incluindo beneficiários do Mais Renda que recebem espaço para comercialização dos seus produtos.

Bartolomeu Fonseca, 60 anos, trabalha com a venda de batata frita e explicou que a data enche de esperança os vendedores. “Uma oportunidade dessa sempre é boa. Estivemos aqui no ano passado e estamos agora novamente, é um dinheirinho a mais que entra. Com o período de São João, vem uma renda a mais para a gente”, afirmou.

Dona Antônia Ribeiro Melo, 58 anos, contou que além das vendas, o Mais Renda fez o trabalho dela ser mais valorizado. “Mudou tudo para a gente. Antigamente, a gente que era vendedor ambulante não era reconhecido e agora com o Mais Renda estamos sendo reconhecidos, o pessoal está dando mais valor ao trabalho da gente”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário