sábado, 27 de maio de 2023

Racismo: time de futsal do Upaon-Açu é eliminado dos JEL’S

 


Foi divulgada nesta sexta-feira (26), a decisão da Federação Maranhense de Desporto Escolar que decidiu suspender, por 180 dias, a escola Upaon-Açu após manifestações racistas feitos pela torcida da escola, durante uma partida de futsal dos Jogos Escolares Ludovicenses.

A Federação também decidiu suspender, por 90 dias, o árbitro Luis Carlos Jansen, que apitava a partida em que o episódio aconteceu. E o árbitro Euvaldo Barros Ribeiro, que estava no jogo, recebeu uma advertência.

SOBRE O CASO:

No último domingo (21), foi registrado uma manifestação racista da torcida durante a partida de futsal, na categoria infanto, no Ginásio Costa Rodrigues, entre Colégio Upaon-Açu, da rede particular, e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da rede pública estadual.

A manifestação lamentável teria sido contra um aluno/jogador do IEMA. A vítima relatou ter ouvido gritos e xingamentos vindos da arquibancada, mas não pôde identificar as pessoas, pela quantidade de gente no local e por estar de costas para o público no momento dos ataques racistas. No entanto, o atleta assegurou que as ofensas vieram da torcida adversária.

Diante do fato e de inúmeras manifestações, inclusive do governador do Maranhão, Carlos Brandão, a Comissão Disciplinar Especial dos JEL’S decidiu por suspender a equipe pelo período de 180 dias e aplicar uma multa de um salário mínimo, convertido em cestas básicas.

Com isso, a equipe de futsal do Upaon-Açu, na categoria infanto, está eliminada da competição. Caberá ao time do IEMA substituir o Upaon-Açu na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário