quarta-feira, 31 de maio de 2023

Receita paga R$7,5 bilhões em restituição – veja o que fazer se estiver nesse lote


A Receita Federal paga hoje (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Receberão os valores mais de quatro milhões de contribuintes. Para verificar se está incluso no primeiro lote é preciso entrar na área específica para isso no site da Receita Federal. Vale ressaltar que este é o lote de maior valor já pago de restituição, totalizando um crédito de R$ 7,5 bilhões.

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 contempla diferentes grupos de contribuintes. Entre eles, estão 246.013 idosos acima de 80 anos, 2.464.031 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 163.859 contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de doenças graves. Além disso, 1.052.002 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério e 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pelo recebimento via PIX.

Esse dinheiro virá em boa hora para a maioria das pessoas, principalmente com o grande número de inadimplentes e endividados do país. 

Muitas pessoas pensam que por ser um ganho extra, não é necessário ter controle, podendo ser usado apenas saciando os impulsos consumistas que estavam guardados. Portanto, é importante ficar atento para não desperdiçar essa chance de ajustar a vida financeira.

A primeira preocupação das pessoas deve ser com as dívidas. Quem estiver com financiamentos ou dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito deve estabelecer uma estratégia para eliminar o problema. Mas nada de sair pagando essas dívidas, é preciso ter uma estratégia ao procurar os bancos e, se não encontrar uma boa negociação, não fechar o acordo. Só se deve assumir compromissos que conseguirá cumprir, caso contrário só estará postergando o problema. Outro ponto importante a ser considerado é que, antes de pagar as dívidas, é preciso ter em mente que é hora de combater as causas dessas dívidas e não apenas tratar o efeito, e isso só pode ser alcançado por meio da educação financeira.

Para aqueles contribuintes que não possuem dívidas, o ideal é investir o dinheiro. No entanto, é importante que o investimento esteja alinhado com os objetivos das famílias, caso contrário, o retorno pode não ser tão interessante e até mesmo causar prejuízos.


Portanto, ao receber a restituição do Imposto de Renda, é importante analisar cuidadosamente as opções disponíveis, priorizar o pagamento de dívidas e buscar orientação financeira para fazer escolhas inteligentes em relação ao uso desse dinheiro extra. Investir de maneira consciente e alinhada aos objetivos financeiros pode trazer benefícios significativos a longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário