quinta-feira, 11 de maio de 2023

Secretário Tiago Fernandes apresenta execução orçamentária da Saúde na Assembleia Legislativa

 


O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, realizou, nesta quarta-feira (10), a apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O documento tem como base o terceiro quadrimestre de 2022.

“Foi um importante momento junto ao Poder Legislativo para apresentar números que refletem o trabalho que tem sido feito ao longo destes últimos anos na Saúde, em especial na gestão do governador Carlos Brandão. Seja na otimização da rede, como também a sua expansão, são medidas que corroboram com o espírito municipalista adotado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde, demonstrativo das receitas e despesas com ações de serviços de saúde. 

No que se refere aos procedimentos realizados na Atenção Primária, Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial, Especializada, Farmacêutica e Vigilância em Saúde, foram mais de 35 milhões de procedimentos ambulatoriais e quase 260 mil hospitalares realizados. O gestor estadual destacou, ainda, para este e os próximos anos, o fortalecimento da Atenção Primária junto aos municípios. 

Na Rede Assistencial de Saúde, foram 296 mil procedimentos realizados pela Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), e mais de 25 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares contabilizados, além de quase 3,2 milhões de procedimentos realizados nas 17 policlínicas.

As iniciativas de Vigilância em Saúde somaram 22.410 ações realizadas pela Vigilância Sanitária, 120 mil exames feitos pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA), bem como quase 308 mil pacientes atendimentos na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), mais de 10 mil crianças atendidas com fórmulas infantis especiais e 51.800 atendimentos médicos com medicamentos às pessoas privadas de liberdade.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou a importância da ampliação da saúde preventiva. “Hoje, o grande desafio é criar uma linha de cuidado para o hipertenso e diabético de modo a fortalecer os municípios na criação de instrumentos para que as Estratégias de Atenção Primária e de Saúde da Família identifiquem essas pessoas, ampliando a saúde preventiva no Maranhão”, pontuou. 

O presidente da Comissão de Saúde, deputado estadual Florêncio Neto (PSB), elogiou a condução estadual que tem apenas 13% da rede pública financiada com recursos federais. “Portanto, com a parte técnica, mas também com a força política, precisamos aumentar o volume de recursos para manter a nossa rede e chegar onde ainda existe carência de serviços específicos fazendo assim um SUS cada vez mais forte”, disse. 

Também estiveram presentes na sessão de apresentação do RDQA, a integrante da Comissão de Saúde, a deputada Dra. Vivianne Martins (PDT); além dos deputados Carlos Lula (PSB), ex-secretário de Saúde do Maranhão; Ricardo Arruda (MDB); Cláudia Coutinho (PDT); Francisco Nagib (PSB); Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (PSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário