segunda-feira, 1 de maio de 2023

Sedel Beach oferece diversas modalidades de esportes inclusivos e banho de praia para cadeirantes

 


Domingo, geralmente, marca o dia de lazer de muitas pessoas. Neste 30 de abril, a jovem Jéssica da Silva, de 18 anos, teve a oportunidade de tomar banho na Praia do Calhau, em São Luís. Ela, que é cadeirante, contou com o banho assistido em cadeira anfíbia, oferecido no Sedel Beach, pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), que está completando 44 anos.

“Foi maravilhoso, porque já temos essa deficiência que nos limita, e esse banho nos trouxe liberdade e mostra que podemos ser felizes mesmo na cadeira de rodas, que nada nos impede de aproveitarmos a vida”, contou a jovem. 

Esta edição do Sedel Beach reuniu diversas modalidades esportivas e atividades de lazer na orla marítima, como vôlei de praia, futevôlei, handbeach, handbeach adaptado, futbeach, futmesa, travinha, basquete 3x3, funcional e aulas de zumba. 

O evento reuniu mais de 600 pessoas e tem com objetivo de fomentar práticas esportivas para a população maranhense. Conforme o secretário da Sedel, Naldir Lopes, a oferta das modalidades fazem parte das comemorações alusivas aos 44 anos da Sedel.

“Nada melhor que, em alusão ao aniversário da Sedel, aproveitar essa orla maravilhosa. Por isso, promovemos neste domingo o Sedel Beach com várias modalidades de esportes, bem como o banho para as pessoas com deficiência. O Governo do Estado incentiva o esporte e fomenta cada dia mais a prática no Maranhão”, destacou o secretário. 

A maranhense Adriele Rocha, 25, eleita melhor jogadora do mundo no futebol de areia em 2022 e integrante da primeira seleção brasileira feminina de futebol de areia, prestigiou o Sedel Beach. 

“Eu acho importante esse tipo de evento, especialmente na praia, que é o meu forte. E a Sedel desenvolve um importante papel social, pois possibilita ao atleta competir e praticar esporte em um evento bonito como esse”, ressaltou. 

A advogada e atleta maranhense, Karen Martins, 25, joga handebol e é apaixonada pela modalidade desde os 14 anos de idade. A jovem, que hoje integra o time de handebol do bairro São Francisco, destacou a experiência no evento da Sedel. 

“É a primeira vez que participo e estou adorando. Achei maravilhosa a forma como eles trabalham, a organização e a diversidade de esportes ofertados. Esse evento é muito importante, porque o esporte não é só prática de exercício, mas também é um importante instrumento de transformação social, bem como fonte de renda”, relatou.

O jogador de vôlei Kauã de Carvalho, 19, destacou como o evento aberto ao público é um chamativo para as pessoas que não possuem condições financeiras, assim como proporciona diversão. “Eu estou achando interessante, pois é um evento que reúne muitas pessoas que gostam de esporte e de diferentes modalidades, e isso incentiva a interação e ajuda o nosso desenvolvimento no esporte, o que é muito importante para as pessoas que não têm a oportunidade de entrar em um clube para treinar”, disse. 

“Esta edição Sedel Beach é um sucesso. Não podemos passar em branco 44 anos de história em prol do esporte e lazer no Maranhão. Nosso objetivo é levar para as comunidades, em parceria com as federações e associações esportivas, lazer e esporte. Então, quem ganha com o aniversário é o público”, destacou o chefe do Departamento de Esporte Educacional da Sedel, Fernando Donatan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário