sexta-feira, 19 de maio de 2023

Seduc entrega Prêmio Escola Digna e Selo Prefeito da Educação, nesta sexta-feira (19)

 


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, nesta sexta-feira (19), a cerimônia de entrega do Prêmio Escola Digna e também do Selo Prefeito(a) da Educação. O grande encontro da educação ocorrerá no Multicenter Sebrae, a partir das 9h.

Esta é a 2ª segunda edição do Prêmio Escola Digna, que premiará 35 escolas públicas estaduais e municipais que tiveram melhores desempenho de aprendizagem, com base no Índice de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (IDE-MA). Serão investidos mais de R$ 2 milhões para a premiação.

O Selo Prefeito(a) da Educação contemplará 117 prefeitos, uma forma de reconhecimento do Governo do Maranhão para valorizar os gestores municipais que promovem a aprendizagem e a redução das desigualdades do Maranhão. Os selos serão divididos nas categorias ouro, prata e bronze.

O objetivo, tanto do prêmio quanto do selo, será reconhecer e estimular o desenvolvimento da excelência, equidade e da qualidade social dos sistemas públicos no Maranhão, e valorizar a gestão educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Além da mobilização da comunidade escolar para implementação de ações didático-pedagógicas, o que favorece o alcance das metas do Plano Estadual de Educação, aprovado pela Lei nº 10.099, de 11 de junho de 2014.

O Prêmio Escola Digna é realizado com base no desempenho dos estudantes no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, a partir do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (Seama), realizado em 2022. A legislação do prêmio prevê, também, a realização de contribuição financeira às escolas públicas que obtiverem os menores resultados nas avaliações do Seama, expressos pelo IDE - Alfa, IDE – 5º ano e IDE – 9º, que são denominadas Escolas Apoiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário