sexta-feira, 19 de maio de 2023

SES leva Sorrir Móvel para ação de prevenção ao câncer bucal e vacinação para população no bairro São Cristóvão

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (19), atendimento com consultas odontológicas para rastreio de câncer bucal na Unidade Sorrir Móvel, das 8h às 17h, no Terminal de Integração São Cristóvão, em São Luís.  Está disponível à população o serviço de vacinação contra Covid-19 e Influenza. 

Com 110 atendimentos realizados desde o início de maio, a ação para rastreio de câncer bucal atendeu à população dos bairros da Cohama, Centro (Mercado Central) e Cohab. Foram contabilizados oito encaminhamentos para o estomatologista para investigação de lesões suspeitas de câncer bucal. 

Com a iniciativa, espera-se aumentar a conscientização da sociedade para o câncer de boca, um dos tipos de neoplasia mais comum no país. As pessoas cujas lesões identificadas forem consideradas suspeitas, serão encaminhadas para consulta com estomatologista na unidade fixa do Sorrir, na Praia Grande. 

Vacinação

Além da consulta odontológica, a ação conta com o serviço de aplicação de doses contra Influenza (Gripe) e Covid-19. Desde de segunda-feira (5), a SES passou a orientar todos os 217 municípios maranhenses na liberação da vacina contra Influenza para todos os públicos com idade a partir de seis meses de idade. 

Para ser vacinado, a pessoa precisava estar bem de saúde e sem apresentar sinais e sintomas de Síndromes Gripais. Contra Covid-19, serão ofertadas as doses monovalentes para quem precisava dar continuidade ao esquema básico, e a Vacina Pfizer Bivalente, para aqueles com 18 anos ou mais que já receberam as duas primeiras doses, com intervalo mínimo de quatro meses desde a última dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário