quarta-feira, 3 de maio de 2023

Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital da Ilha é a primeira do Nordeste com Câmara Hiperbárica exclusiva

 


O Governo do Maranhão instalou a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), no Hospital da Ilha, em São Luís. A UTQ é a primeira do Nordeste com Câmara Hiperbárica exclusiva.

Inaugurada nesta terça-feira (2), a UTQ dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, dentre eles dois de estabilização, para o atendimento de pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau. O funcionamento será 24h como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A missão do nosso governo é oferecer um Sistema Único de Saúde (SUS) digno e com serviços cada vez mais modernos. A Unidade de Tratamento de Queimados é do povo do Maranhão, que agora é beneficiado com atendimento de ponta em seu próprio território, conferindo-lhes qualidade de vida com maior rapidez na recuperação”, afirmou o governador Carlos Brandão.


De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a entrega da UTQ simboliza mais um avanço importante no sistema de saúde do Maranhão. “A cada novo serviço entregue estamos escrevendo novas histórias no SUS do nosso estado. Estamos realizando uma verdadeira transformação da política pública de saúde, tudo graças aos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão”. 


Equipamento

O principal diferencial da UTQ do Maranhão frente a de outras na Região Nordeste é a disponibilidade de uma Câmara Hiperbárica exclusiva. Semelhante a uma cama vedada com oxigênio puro, sua função é aumentar a pressão atmosférica com a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, acelerando a cicatrização e evitando infecções e atrofias musculares.

A estimativa é que a estrutura atenda de sete a oito pacientes por dia de tratamento, o equivalente a capacidade de 240 pacientes assistidos por mês.


Além do equipamento, a Unidade de Tratamento de Queimados do Maranhão conta com uma Sala de Cinesioterapia, útil no processo de recuperação motora com oferta de exercícios terapêuticos; e Sala de Balneoterapia, espaço adaptado para realizar banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes.

Para a diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal, a qualidade e estrutura física serão os diferenciais no atendimento. “No dia em que completamos um ano de funcionamento, nada melhor do que comemorarmos expandindo os serviços. Temos total certeza de que daremos uma assistência de qualidade às vítimas de queimaduras do nosso estado e de outros, caso precisem de suporte especializado”.

“Agora temos a oportunidade de oferecer qualidade de vida a esses sobreviventes”, destacou a diretora geral da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (Amasq), Andrea Barbosa, a respeito do novo equipamento hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário