Com o intuito de aprimorar a campanha de multivacinação que será lançada em agosto, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e de quatro regionais de saúde participaram, em Belém (PA), da Oficina de Formação para Facilitadores Estaduais para o Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.
A capacitação, realizada de terça-feira (18) a quinta-feira (20), é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
O uso de novas metodologias é uma estratégia adotada para expandir a cobertura vacinal, assim como o controle e eliminação de doenças preveníveis com foco na vacinação.
O microplanejamento é uma metodologia utilizada pela OPAS e está sendo adaptada à realidade brasileira. Entre os critérios adotados, efetividade, homogeneidade, oportunidade, eficiência e simultaneidade. Nesse sentindo, serão intensificadas as Campanhas de Vacinação em todo o País.
Participaram da capacitação 24 profissionais das áreas de Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde e das Unidades Regionais de Saúde de Balsas, Caxias, Santa Inês e da Região Metropolitana. Os participantes são das cidades de São João do Soter, Formosa da Serra Negra, Tasso Fragoso, Paço do Lumiar e São Luís. Além dos profissionais do Maranhão, a Oficina contou com a participação dos profissionais dos estados de Roraima e do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário