segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Secretário de Saúde Tiago Fernandes acompanha mutirão de cirurgias oftalmológicas


O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou o segundo dia do mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio, realizadas neste sábado (2), no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no município de Rosário. O Governo do Maranhão vem realizando mutirões de cirurgias em diversas regiões do estado.

O gestor da pasta da saúde falou do compromisso do governador com os maranhenses. “Estamos trabalhando para redução de filas e agora contemplamos os 12 municípios da regional do Munin. Por determinação do governador Carlos Brandão, que se comprometeu em cuidar de todos os maranhenses, vamos percorrer todo o Maranhão”, afirmou.

Os pacientes atendidos foram triados no último dia 21 de agosto. A previsão é que sejam realizados 120 procedimentos durante o sábado. Somadas às cirurgias realizadas na segunda-feira (28) de agosto – primeiro dia do mutirão, devem ser assistidas 240 pessoas, como o aposentado, Edivaldo Braga, de 76 anos e que veio da cidade de Santa Rita para fazer cirurgia de pterígio.

A operação para correção da catarata, perda da transparência do cristalino, lente natural do olho, é uma das cirurgias mais realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já o procedimento do pterígio, consiste na retirada da “pele” crescida do olho.

Segundo o coordenador da equipe de oftalmologia, Orcelio Resende, é grande a procura por esses procedimentos. "A nossa equipe de hoje é formada por três oftalmologistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares. Hoje faremos cerca de 100 cirurgias de catarata e 20 de pterígio", afirmou.

"Isso é uma conquista. É motivo de muita alegria. O paciente está aqui perto de casa, já opera e volta pra casa, então nossa palavra é de gratidão ao governador Carlos Brandão e ao secretário Tiago", afirmou o secretário municipal de Saúde de Axixá, coordenador da Comissão Intergestora, Tiago Santos.

Os mutirões de cirurgias eletivas são de iniciativa do Governo do Estado, executados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Instituto Acqua e Instituto Vida e Saúde (Invisa), organizações responsáveis pela administração de equipamentos da rede estadual de saúde onde os procedimentos estão sendo feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário