quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Balanço da operação Lei Seca mostra que mais de 140 pessoas já foram conduzidas a delegacia em 2016


De 1 de janeiro a 23 de agosto, 148 operações foram realizadas pela Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRV), dessas 111 tiveram como foco a lei seca.
Segundo a CPRV, as operações que tem como principal objetivo fiscalizar motoristas dirigindo após o consumo de bebida alcóolica são intensificadas no período noturno e nos finais de semana, mas o Comandante da Companhia Major Magalhães faz questão de ressaltar que o trabalho é diário, com operações nas principais avenidas de São Luís, o que tem influenciado positivamente na redução de acidentes na capital maranhense e na Região Metropolitana, que compreende além de São Luís, as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Mesmo com a intensificação do trabalho neste ano, os números relacionados a lei seca preocupam as autoridades ligadas a segurança.
Em 2016, 141 pessoas já foram conduzidas à delegacia por alcoolemia, segundo relatório da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual. Foram realizados mais de 14 mil testes de etilometro e quase 4 mil autos de infração foram lavrados, ao todo foram 89 casos de embriaguez ao volante sendo crime, 715 casos de embriaguez ao volante como infração, 3.102 pessoas se recusaram a fazer o teste utilizando o bafometro e foram mais 52 termos de constatação.

A nova lei seca em sua última atualização ficou mais rígida, com a finalidade de diminuir acidentes causados por condutores alcoolizados, aumentando as penas para quem bebe e pega o carro. Além da multa de R$ 1.915 reais, o motorista bêbado que se recusar a fazer o teste do bafômetro poderá ser preso em flagrante.
Nessa força-tarefa a favor da vida entra também o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) que atua nas operações, orientando os motoristas e fazendo panfletagem com materiais educativos.

A diretora geral do Detran-MA Larissa Abdalla ainda ressalta as ações que são desenvolvidas durante todo o ano, como palestras em escolas para alunos dos ensinos fundamental e médio, e na capacitação permanente dos funcionários do Detran-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário