quinta-feira, 20 de outubro de 2016

“Operação Fênix” de combate as queimadas e incêndios florestais no leste do Maranhão apresenta grande conquistas nos combates ao fogo

Nessa quarta - feira (19), o trabalho das guarnições de combate a incêndios florestais (GCIFs) do Corpo de Bombeiros Militar no leste do Estado garantiram a manutenção da queda dos números de focos de incêndios em grande extensão territorial na zona rural do município de Caxias. Foram atendidos chamados nos povoados Conceição e Serra Vermelha onde houve integração terra-ar das operações de combate ao fogo.

As ações de Proteção e Defesa Civil coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar se estende por outros municípios da regional de Caxias, atendendo as necessidades das famílias em dezenas de comunidades que sofrem devido à destruição pelo fogo de sua casas, plantações, animais e alimentos.

Os resultados preliminares dos danos causados pelas queimadas confirmam os seguintes levantamentos:

Quadro 01: Povoados atingidos com incêndios residenciais causados.

ORD. /POVOADO

01 Bom Jardim

02 Cajazeiras

03 Cafundó

04 Canoa

05 Floresta

06 Laranjeiras

07 Podreza

08 Morrinhos

09 Terra Dura

10 Vitória

 Fonte: COMPDEC/Caxias(MA).

De acordo com esse levantamento totalizam até o presente momento 93 (noventa e três) pessoas desalojadas. Esse número pode aumentar após a constatação in loco pela equipe da secretaria de assistência social que se encontra à disposição da coordenadoria municipal de proteção e defesa civil, coordenada por Silvinio Rocha.

Quadro 02: Povoados atingidos com perda de plantações, pastos e instalações rurais:

 ORD. /POVOADOS

01 Água Branca

02 Aliança

03 Alecrim

04 Aroeira

05 Boa Hora

06 Boca da Mata

07 Batatal

08 Capão

09 Caxirimbu

10 Criminosa

11 Engenho D'agua

12 Jacurutu

13 Junco

14 Lamego

15 Morros

16 Mulatas

17 Nazaré do Bruno

18 Olho D'água

19 Ouro Velho

20 São Raimundo

21 São Pedro

22 Trabalhosa
 
Fonte: COMPDEC/Caxias(MA).

O número dos povoados com prejuízos na subsistência das famílias também pode alterar após novas incursões das equipes da coordenadoria municipal de proteção e defesa civil, mas até o momento ainda não se tem a quantificação dos prejuízos relacionados com plantio de horta, criações de animais e gados.

Com informações do 5° Batalhão de Bombeiros Militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário