terça-feira, 18 de outubro de 2016

Presença do Corpo de Bombeiros na região de Caxias garante mais segurança à população

Em pleno funcionamento, os serviços operacionais do Corpo de Bombeiros e as ações de Proteção e Defesa Civil já produzem resultados favoráveis à população caxiense. A proliferação dos focos de incêndios florestais é diminuída pela atuação dos agentes públicos e voluntários que compõe a força tarefa já chamada de “Operação Fenix”.
Além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército Brasileiro e o Centro Tático Aéreo (CTA), também compõem o “Comitê Emergencial” de combate às queimadas, a defesa Civil Municipal; Bombeiros Civis locais e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Agricultura. Todos estes órgãos se relacionam diariamente com o Sistema de Comando de Incidentes, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz no combate ao fogo e na diminuição das perdas sofridas pelas famílias atingidas.


As operações terrestres de combate ao fogo estão distribuídas em três bases operacionais. A Base 1, localizada no Complexo Operacional do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM), onde ficam concentrados os atendimentos das demandas urbanas; A Base 2, localizada no povoado Bom Jardim e a Base 3, localizada na fazenda Esperança, que são pontos estratégicos da zona  rural, de onde partem as GCIF’s (guarnições de combate a incêndios florestais) combatendo e prevenindo os focos de incêndios mais distantes  e de mais difícil acesso. Ao todo 89 Bombeiros militares já estão trabalhando na “Operação Fenix”.
Mais de 155 mil litros de água já foram utilizados do CTA, que disponibilizou uma aeronave de Asa Rotativa, modelo Esquilo B2 (helicóptero) para o combate efetivo com Bambi Bucket (dispositivo suspenso pela aeronave capaz de lançar 500 litros de água por vez) e outra de asa fixa (avião monomotor) destinada ao reconhecimento das áreas atingidas. As operações aéreas estão sendo comandadas diretamente pelo Diretor do CTA/SSP, Coronel Ismael.

A prefeitura municipal de Caxias, através da secretaria municipal de agricultura, disponibilizou para doação, 500 Kg de peixes, frangos, frutas e leguminosas, e ainda por meio da secretaria municipal de assistência social, realiza a identificação e cadastros das famílias necessitadas. Já a secretaria municipal de saúde, representada pela coordenação de atenção básica, faz os serviços de atendimentos à saúde, com equipes distribuídas nos povoados atingidos pelo fogo. O Exercito Brasileiro e os Bombeiros Civis estão trabalhando na recepção, contagem e divisão das doações no 5ºBBM.
As atividades de proteção e defesa civil, desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros se concentram no apoio logístico das distribuições de cestas básicas, água mineral, móveis, roupas e utensílios domésticos e barracas, enviadas pelo Governo do Estado.
Prevenção e controle
Depois de um fim de semana intenso de ações de combate a incêndios e de auxilio às famílias prejudicadas pelas chamas, autoridades do Governo do Estado voltaram a se reunir, nesta segunda-feira (17), na sede da Defesa Civil, em São Luís, para analisar as ações desenvolvidas e definir novas metas. “Além das ações já realizadas, estamos planejando informativos que serão veiculados de várias formas para que possamos alcançar a população daquela região em uma campanha de prevenção aos incêndios florestais, no sentido de alerta-los quanto ao perigo do uso do fogo”, declarou o comandante Célio Roberto.
Com informações do Corpo de Bombeiros do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário