terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Operação Cooperari investiga fraude em contratos de Cooperativa com 17 prefeituras maranhenses

A denúncia partiu do Ministério Público, por meio da Promotoria em Paço do Lumiar, só nesta cidade está sendo apurado o desvio de 4 milhões de reais. O trabalho contou com a participação ainda de 13 equipes da Policia Civil e Controladoria Geral da União. 
Na operação foram apreendidos 11 veículos, 7 imóveis estão sendo investigados, 38 milhões de reais foram bloqueados pela justiça. Os contratos com a COOPMAR foram realizados com pelo menos 17 cidades maranhenses. Os desvios podem chegar a 230 milhões de reais em contratos em várias áreas, entre elas, saúde e educação. 
Além de Paço do Lumiar, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na capital São Luís. 
A Cooperativa Maranhense de Trabalho e Prestação de Serviços firmou contrato com as Prefeituras de Timon, Caxias, Coroatá, São José de Ribamar, Peritoró, Rosário, Presidente Dutra, Arari, São Mateus, São Domingos do Maranhão, Santa Helena, Santa Rita, Chapadinha, Matinha, Grajaú e Viana. Nestes dois últimos municípios e em Paço do Lumiar estão ocorrendo auditorias. As prefeituras segundo a investigação, chegavam a fazer montagens conjuntas, com valores absurdos para contratos e participação no processo licitatório apenas com a presença da Cooperativa.
Entre os crimes que estão sendo investigados, além de fraude em documentos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário