sábado, 21 de janeiro de 2017

Militares do Corpo de Bombeiros passam por curso de guarda vidas


Desde que assumiu o Comando da Corporação, o Cel. Célio Roberto vem buscando melhorar a estrutura de todo Corpo de Bombeiros do Maranhão e qualificar os militares.

Durante uma semana, militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), que trabalham em São Luís e cidades do interior do estado, participaram do Curso de Guarda-Vidas. O treinamento, que começou na segunda-feira (9) com aulas teóricas e práticas, prosseguiu até a última quinta-feira (12), na Academia Viva Água. E a partir da última sexta-feira (13), teve continuidade em espaços do Corpo de Bombeiros e nas praias da capital. O treinamento é promovido pelo Governo do Estado, através do CBMMA, com apoio da Viva Água, por meio do Serviço de Responsabilidade Social da empresa.


As aulas foram ministradas pela comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo do Estado do Maranhão, major Priscila Chahini e sua equipe, para 26 oficiais e praças da corporação. Os bombeiros participaram de atividades divididas em módulos teóricos e práticos, com aulas no complexo aquático da academia. A major Priscila Chahini frisou que o curso visa capacitar os participantes para as atividades de guarda-vidas. “Nesta primeira parte, utilizamos as instalações aqui da Viva Água, que nos foi oferecida, onde inclusive realizamos as atividades práticas na piscina”, informou.



Na abertura do curso, os alunos receberam as primeiras instruções do treinamento e também as boas-vindas da diretoria da Academia Viva Água. “É uma honra poder contribuir no treinamento de homens que desempenham um trabalho de suma importância para a segurança aquática dos maranhenses. A Viva Água levanta a bandeira dessa segurança, a partir de várias atividades, como o engajamento no projeto Maior Aula de Natação do Mundo, iniciativa que acontece anualmente visando a redução dos índices de mortes por afogamento em vários países”, explicou a diretora da academia, Denise Araújo.



Os guarda-vidas participantes do treinamento exercem uma série de tarefas, incluindo vigilância e salvamento em locais como praias e rios, observando o comportamento dos banhistas. O curso contempla a capacitação dos militares para realizarem ações preventivas e educativas, incluindo cuidados para evitar que crianças se percam da família na praia, campanhas educativas sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental, alerta aos banhistas sobre os riscos de acidentes (como o contato com caravelas) e afogamento, procedimento de recuperação de afogados, dentre inúmeras ações que dizem respeito à segurança no ambiente de praia.

Essa foi a 1 etapa do curso, outras etapas do curso terão continuação até o dia 14 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário