quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Pedro Fernandes pede que governo retome estudos para implantar Hidrovia do Parnaíba

Foto retirada da internet

O Deputado Federal Pedro Fernandes (PTB-MA) sugeriu ao poder executivo, por intermédio do Ministério dos Transportes, a retomada dos estudos para a implantação da Hidrovia do Rio Parnaíba, com conversão dos rios Parnaíba e Balsas em rotas de transporte fluvial no Maranhão e no Piauí.

Segundo o parlamentar, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e os projetos básico e executivo da hidrovia já foram feitos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A Hidrovia do Parnaíba possibilitará o escoamento de commodities por outras regiões brasileiras e exportação para diversos países, por meio de alternativas de rotas intermodais, utilizando a interconexão com as rodovias e ferrovias e com os terminais portuários do Itaqui (MA), Pecém (CE) e o futuro porto de Luís Correa (PI). 

Assim, o “Corredor Nordeste” contará com novos elos intermodais, eixos hidro-rodoviários e hidro-ferroviários, além de gerar reflexos econômicos e sociais significativos.

“Existe um trecho muito bom, de mais de 600 quilômetros, pelo qual podemos transportar toda a nossa safra de soja. Essa hidrovia não apenas vai melhorar o transporte de cargas, mas também revitalizar o rio, principalmente agora que está chovendo bastante no Maranhão e no Piauí e as águas desse rio estão num nível muito bom para a navegação. Isso vai baratear bastante o preço da soja”, relatou o deputado Pedro Fernandes.

Foto retirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário