segunda-feira, 24 de abril de 2017

Marcial Lima defende causa animal no plenário da Câmara de São Luís

O vereador Marcial Lima (PEN) integrará a comissão especial da Câmara Municipal de São Luís sobre a causa animal, cujo objetivo será discutir e buscar soluções para este assunto importante tema que inclui problemas sociais e de saúde pública. A comissão foi definida em Audiência Pública proposta pela vereadora Bárbara Soeiro.

Em seu discurso, Marcial Lima destacou a importância do tema e denunciou a ausência de medidas que tenham comprometimento com os animais. Segundo o vereador, atualmente São Luís possui mais de 15 mil animais abandonados nas ruas da capital.

“Denunciamos isso na Câmara Municipal: a falta de controle, de responsabilidade social com os animais, a falta de compromisso com o animais. São Luís, hoje, entre as capitais do Nordeste, é uma das principais em quantidade de animais soltos e abandonados. São mais de 15 mil animais abandonados nas ruas, feiras, mercados e em outros locais. E isso tudo representa a transmissão de doenças para dentro das casas das pessoas porque não há um controle”, explanou.

O vereador afirmou que a capital maranhense necessita de uma unidade de vigilância de zoonoses funcionando plenamente, tendo, inclusive, orçamento próprio para funcionar. Tal unidade atuaria até na castração dos animais como medida para controlar o aumento da quantidade de bichos.

“Defendemos, com o apoio das ONGs, a castração dos animais, o controle desses animais por meio de castração, principalmente da população mais humilde, pessoas que não têm condições financeiras de promover isso”, disse.

Delegacia Especial do Animal

Outra proposta do vereador Marcial Lima é a criação da Delegacia Especial do Animal. De acordo com o parlamentar, a criação deste órgão iria atuar, diretamente, na investigação de atos de violência, maus-tratos e abandono contra animais.

“Durante a sessão, também defendemos e chamamos a atenção do governo do Estado para que seja criada uma Delegacia Especial do Animal. A Delegacia do Animal vai atuar diferentemente da Delegacia do Meio Ambiente, que é quem cuida desse assunto atualmente, mas ela não tem efetivo para cuidar dos tratos dos animais. Então, estamos defendendo que o governo do Estado crie, com base territorial, uma Delegacia Estadual do Animal, que vai atuar justamente para investigar a violência contra os animais, maus-tratos e abandono”, concluiu o Vereador Marcial Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário