terça-feira, 30 de maio de 2017

Pesquisa aponta expectativa do comércio para o Dia dos Namorados


O levantamento de intenção de consumo para o Dia dos Namorados 2017 em São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), demonstra que 52,2% dos consumidores ludovicenses devem ir às compras nesse período, enquanto 43% não irão comprar produtos. Na comparação com 2016, os dados indicam para uma piora nos resultados, apresentando redução de -11,8% do nível de consumidores que pretendem comprar produtos e um aumento de 23,5% dos consumidores que não irão às compras.

A pesquisa revelou que em relação a 2016 houveram reduções de -5% para quem deseja comprar um produto e de -38,1% para quem ambiciona comprar dois produtos. O setor de vestuário, higiene/perfumaria e calçados compõem os três primeiros segmentos em intenção de compras. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o setor de vestuário apresentou elevação de 2,5% na intenção de compras, assim como o segmento de higiene/perfumaria avançou 8,8%.

Em relação aos locais de compras, destaca-se que as lojas do shopping ainda são a preferência dos consumidores, mas apresentaram forte redução de -25,8% em face da escolha por locais mais populares como o Centro Comercial, que apresentou aumento de 69,1% e as lojas de rua/bairro/galeria (+37,8%), mediante a percepção dos consumidores de que são estabelecimentos que oferecem produtos mais populares e com preços mais acessíveis.

Quanto à média do valor do presente pretendido pelo consumidor este ano, ficou calculada em R$ 154 reais, enquanto a média do valor total da compra, considerando os gastos com a comemoração e aqueles que irão comprar mais de um produto para presentear, foi calculado em R$ 176 reais. Comparado ao mesmo período do ano passado, o valor médio do presente apresenta uma redução de -1,2%, mas quando se analisa o valor médio da compra, onde o volume do gasto é maior, observa-se uma elevação de 4,1%, que permanece no mesmo nível da inflação acumulada no período que é de 4,08%.

De acordo com o estudo, a modalidade à vista em dinheiro continua sendo a preferência dos consumidores mesmo com a redução -6%, e o uso do cartão de crédito, que aparece em segundo lugar, também reduziu -2,5%. Em seguida, aponta-se o uso do cartão de débito que aumentou em 5,8% e o uso de crediários/carnês que sofreu elevação de 33,3%.

Saiba mais
A pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) entrevistou 700 pessoas, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, nos principais pontos de circulação de consumidores de São Luís. A margem de erro da amostra é de 3,7% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário