sábado, 22 de julho de 2017

REVOLTA: Advogados questionam atitudes do Presidente da OAB Seccional Maranhão

Um grupo de advogados procurou o blog e se manifestou pelas redes sociais, a respeito da postura que vem sendo adotada pelo presidente da  OAB-MA, o advogado Thiago Diaz, no comando da instituição.

"Uma pessoa, mesmo que sendo a maior autoridade, a frente do órgão, não pode se sobrepor a uma instituição", chegou a desabafar um dos advogados.

Seja pela constante quebra de promessas (como o aumento da anuidade), seja pela falta de transparência da gestão, por antecipar uma possível candidatura de reeleição traindo o próprio grupo, a situação de Thiago Diaz, presidente da OAB/MA, está cada vez mais insustentável.

E se os motivos acima não fossem suficientes, a postura submissa de Thiago perante o Poder Judiciário revoltou de vez os advogados.

As denúncias foram encaminhadas ao blog por um grupo de advogados insatisfeitos com a gestão de Thiago Diaz.

Causou estranheza a forma como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, Thiago Diaz, se manifestou, através de nota publicada no último dia 14, onde saiu em defesa da Desembargadora Nelma Sarney, no caso em que o Ministério Público do Estado do Maranhão havia pedido a quebra do sigilo bancário da magistrada.

Em nota oficial do presidente do Sindicado dos Advogados do Estado do Maranhão – SAMA, Mozart Baldez, “o que não se consegue conceber é a OAB MA usurpar da competência da Associação dos Magistrados – AMMA e sair em defesa de uma desembargadora, alheia aos quadros , em comportamento atípico e esdrúxulo, enquanto grande parte de seus filiados encontram-se desprotegidos, órfãos e ameaçados de prisões e condenações por defenderem os interesses da classe pela mesma classe da sortuda ora defendida". Advogados se manifestaram pelas redes sociais.



Outros advogados condenam os dois pesos e duas medidas de Thiago Diaz. No Facebook, Antonio Nicolau acha “Interessante a presteza da OAB em servir a uma Desembargadora, isolada, que tem seu colegiado e associação de classe para defendê-la.” E termina dizendo que “o nosso Conselho Estadual está se superando em subserviência, se não houver por trás dessa nota outros interesses quaisquer.”


Os motivos para essa submissão de Thiago Diaz não são precisos. Em contato com alguns advogados do próprio Conselho Estadual da OAB com esse blog, estes afirmaram que trata-se de uma forma de Thiago Diaz se redimir pela forma imatura que arrancou portarias afixadas no Fórum de Coroatá. Na ocasião, sua atitude foi veementemente criticada pelo Poder Judiciário. “É necessário registrar que repudio veementemente a atitude do presidente da OAB, Thiago Diaz, de arrancar o aviso na secretaria da 2ª Vara de Coroatá. Ressalto que ninguém, seja quem for, tem o direito de arrancar qualquer aviso ou papel que esteja afixado em dependências de uma unidade judicial sem autorização do magistrado responsável por ela, esteja esse aviso valendo ou não, revogado ou não.” Declarou na ocasião o presidente do TJ/MA, Cleones Cunha.

Já para outros advogados, como Aldenor Rebouças, ex-presidente da Comissão de Legislação Participativa da atual gestão da OAB/MA, em seu facebook, trata-se de uma estranha aproximação de Thiago Diaz com a família Sarney: “Depois do Desagravo de ofício, em favor da advogada de Roseana Sarney, veio uma Nota de Apoio à desembargadora Nelma Sarney, também de ofício. Antes da AMMA, da Corregedoria ou da presidência do Tribunal, a revelar meio espúrio de conquista da simpatia da Corte, pois dobra a OAB;”

Independente do motivo, Thiago Diaz deve explicar aos advogados porque eles estão desamparados enquanto Desembargadores são protegidos pela OAB.

Thiago Diaz, presidente da OAB-MA



Nenhum comentário:

Postar um comentário